Águeda: Autarquia aprova instalação de sistemas de videovigilância urbana.

Águeda implementa sistema de videovigilância urbana.

Câmaras de alta definição vão ser instaladas em locais estratégicos da cidade e vão ser uma ferramenta para uso das forças de segurança.

A Câmara Municipal prepara-se para instalar um sistema dedicado à prevenção e redução da criminalidade.

Adianta que a GNR ficará responsável pela operacionalização dos equipamentos.

Este é um projeto que iniciou há mais de um ano, com o estudo dos locais estratégicos para a instalação das câmaras, bem como com o levantamento dos recursos necessários para a operacionalização do sistema.

Pretende contribuir, “objetiva e decisivamente”, para o reforço das condições necessárias para a proteção de pessoas e bens, para a prevenção de actos criminais, comportamentos desviantes, conferindo igualmente maior eficácia operacional por parte da GNR em caso de incidentes e constituindo um importante mecanismo complementar da atividade policial, nas dimensões preventiva e reativa, no termos definidos por lei.

“Estamos atentos aos fenómenos e movimentos que têm surgido e estamos certos de que este sistema será uma mais-valia para as forças de segurança e vai contribuir tanto para a prevenção como para a inibição de atos criminosos”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, sublinhando que a concretização deste projeto é uma medida de proteção dos cidadãos e bens.

Apesar de os números mais recentes evidenciarem, entre 2023 e 2024, uma redução significativa da criminalidade no concelho, de menos 230 crimes, a instalação deste sistema pretende ser mais uma ferramenta ao dispor das autoridades, que pretende aumentar a sensação de segurança da população e dissuadir a atuação criminosa.

“Ao circularmos num local que sabemos que estes dispositivos estão instalados, temos uma perceção de segurança mais reforçada e isso é uma mais-valia para os cidadãos residentes e para todos aqueles que nos visitam”, apontou ainda Jorge Almeida.

Ao todo, vão ser instaladas cerca de meia centena de câmaras, espalhadas pelo perímetro urbano de Águeda, num projeto que resulta da cooperação entre o Município de Águeda e a GNR.

As câmaras de alta definição, dotadas de capacidade de visão noturna e análise inteligente de imagem, vão estar ligadas a uma central de monitorização operada pela GNR, garantindo uma vigilância contínua e uma rápida mobilização em caso de necessidade.

O projeto segue, agora, para as autorizações formais e legais por parte do Ministério da Administração Interna e Comissão Nacional de Proteção de Dados, para que, posteriormente, seja lançado o concurso público para a implementação do sistema de videovigilância.