A sessão de apresentação de lançamento da 2ª edição do Projeto 5 Municípios. 5 Culturas. 5 Sentidos, destaca a oportunidade de fazer da cultura área de promoção dos concelhos envolvidos.
Águeda, Idanha-a-Nova, Óbidos, São Pedro do Sul e Seia estão unidos na programação com espetáculos multidisciplinares, novas linguagens artísticas e culturais com recurso a videomapping e videografia.
A segunda edição do projeto de Cultura em Rede – “5 Municípios, 5 Culturas, 5 Sentidos”, vulgo Projeto 5, acaba de ser oficialmente lançada no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda.
No âmbito do “intercâmbio de culturas e sentidos” serão apresentados 20 espetáculos que vão entrar em itinerância pelos Municípios de Águeda, Idanha-a-Nova, Óbidos, São Pedro do Sul e Seia.
Será ainda realizada uma coprodução artística entre a comunidade destes 5 Municípios e uma companhia nacional que levará 5 espetáculos a este território, em nome da valorização do património material e imaterial.
Edson Santos, vice presidente da Câmara de Águeda, diz que a primeira edição correu bem e a segunda está em marcha à espera de abrandamento na pandemia para concretizar os espetáculos em 2022 (com áudio)
“Pretendemos que a Cultura esteja mais próxima dos cidadãos, captar mais visitantes para os nossos concelhos e também dar a conhecer as nossas associações e o melhor que se faz localmente”.
O projeto “5 Municípios. 5 Culturas. 5 Sentidos” tem uma duração de 12 meses, sendo que as iniciativas irão decorrer ao longo 2022, contando com um investimento de 290 496,70€ (100% cofinanciado).
O Projeto 5 é cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.