A Turismo do Centro junta esforços com regiões do Alentejo e Extremadura para promover o turismo na Península Ibérica.
Duas regiões portuguesas e uma espanhola, cujos territórios são contíguos no oeste da Península Ibérica, uniram forças e potencialidades para se apresentarem como um destino turístico único.
Embora colaborem há vários anos no setor do turismo é, em 2025, que as três regiões dão um passo em frente com o lançamento desta estratégia conjunta, focada na promoção internacional enquanto destino único, com o objetivo de impulsionar as visitas provenientes do seu principal mercado emissor (ibérico).
Esta iniciativa de cooperação aposta na competitividade e mobilização de sinergias, e foi oficialmente apresentada em Madrid, num evento realizado na Real Academia de Belas Artes de San Fernando.
Estiveram presentes Victoria Bazaga, Conselheira de Cultura, Turismo, Juventude e Desporto da Junta da Extremadura; José Santos, Presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo; e Rui Ventura, Presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal.
Os representantes das três regiões partilham o mesmo objetivo.
Querem maximizar os esforços conjuntos e competir com maior eficácia por um mercado potencial de 60 milhões de pessoas, a população combinada de Portugal e Espanha.
As regiões ficam bem posicionadas para atrair os 120 milhões de turistas internacionais que anualmente visitam os dois países vizinhos.
Durante a sua intervenção, Victoria Bazaga, Conselheira de Cultura, Turismo, Juventude e Desporto da Junta da Extremadura, destacou a vontade de “vos oferecer o nosso coração para tornar maior o de todos, o coração e o esforço de sermos capazes de mostrar que neste templo que temos, nestas três regiões e dois países, há tanto para ver, tantas experiências para viver, que nos tornaremos num dos destinos de interior sustentáveis e culturais mais importantes do mundo”.
José Santos, Presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, sublinhou que “os territórios do Alentejo, Centro de Portugal e Extremadura podem assumir uma centralidade estratégica no contexto do mercado ibérico, que é essencial saber aproveitar".
"Esta localização deve transformar-se numa força eficaz de vendas. A complementaridade entre os três territórios é uma oportunidade para reforçar a competitividade, sobretudo nos períodos de menor procura. Além disso, gostaria de destacar que a capital da região, Évora, foi designada Capital Europeia da Cultura 2027 — um reconhecimento que constitui não só uma vantagem estratégica para a projeção da identidade cultural do Alentejo, como também um atrativo adicional para trazer visitantes de toda a Europa, oportunidade que devemos explorar em conjunto.”
Por sua vez, Rui Ventura, Presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal, afirmou que “a ação conjunta em Madrid reforça o compromisso das três regiões em afirmarem-se como um destino integrado, autêntico e competitivo no espaço ibérico".
"O Centro de Portugal, o Alentejo e a Extremadura têm todas as condições para liderar uma nova abordagem ao turismo de interior, baseada na valorização do território, na sustentabilidade e na criação de valor para as comunidades. Quando nos unimos, deixamos de ser regiões periféricas para nos tornarmos num centro estratégico com enorme potencial. Esta cooperação é cada vez mais uma força ativa para o desenvolvimento económico e para a coesão territorial”. Ventura propôs ainda aos seus parceiros do Alentejo e da Extremadura a criação de um passaporte enoturístico ibérico, como forma de incentivar os visitantes a percorrerem o território das três regiões.