A ministra da Agricultura e da Alimentação deixou, em Barcelona, garantia de apoio ao setor da transformação do pesado para que continue a crescer e a ganhar peso na balança comercial.
As exportações de peixe português em 2022 chegaram a 1.317 milhões de euros, o que suplanta em cerca de 10% os números da própria Associação da Indústria Alimentar pelo Frio.
Maria do Céu Antunes explica que essa aposta visa chegar ao fim de 2023 com aumento de 15% para chegar a 1.500 milhões de euros em produtos comercializados (com áudio).
A feira de Barcelonal, Seafood Expo Global, conta com representação nacional e empresas que operam na Gafanha da Nazaré.
A Ministra deixou garantia de aposta com apoio ao setor transformador (com áudio)
O presidente da ALIF, Manuel Tarré, saudou os novos números das exportações trazidos pela ministra e confirmou que o aumento de competitividade dos produtos de pescado portugueses no mercado internacional vai ao encontro do que anunciou a ministra.
“O setor do pescado português continua todos os anos a aumentar o seu peso económico no país e, sobretudo, as suas exportações: para 2023 prevemos, de facto, um aumento que pode ir até aos 15%”.
A ministra, acompanhada pela secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, visitou na manhã desta quarta-feira a representação portuguesa na Seafood Expo Global, a maior feira de peixe do mundo, que termina esta quinta.
A indústria do mar portuguesa tem na edição deste ano da Seafood Expo Global a sua maior representação de sempre.
São 18 os grupos empresariais em Barcelona, no maior espaço expositivo alguma vez organizado pela ALIF – 464 metros quadrados no Hall 4, bem no centro da feira.
O pescado português é atualmente o segundo produto agroalimentar com mais peso nas exportações do país, à frente do vinho e do azeite e apenas atrás das exportações agregadas de frutas, legumes e flores.
A fileira que inclui a pesca, a aquacultura e a transformação do pescado, emprega 60 mil pessoas e representa, segundo os valores hoje revelados pela ministra da Agricultura e Alimentação, um Valor Acrescentado Bruto (VAB) superior a dois mil milhões de euros.
Maria do Céu Antunes quer criar novas soluções que permitam a ligação entre as diferentes “artes” (com áudio)
Grupo Frip, Rui Costa e Sousa & Irmãos e Brasmar são algumas da empresas presentes na Feira de Barcelona.