Agosto marca o arranque da operação regional de transportes nas mãos do grupo Afifi.
Os Municípios da região investem 1,26 milhões em cada ano da concessão “BUSWAY”, na Região de Aveiro, e podem reforçar a aposta com valor pago ao km.
Ao serviço estarão 120 autocarros, 120 motoristas para 111 linhas de autocarro em 465 rotas.
Metade dos autocarros serão novos, a sair de fábrica.
A 11 de Julho será apresentada a operação no seu sentido mais prático quanto a carreiras, percursos, paragens e preços.
E durante as próximas semanas haverá campanhas de marketing em todos os Municípios para lançar a operação.
Esta operação terá duas bases, uma das quais em Aveiro outra numa cidade que ainda não revelada.
Dentro de 5 anos estarão a ser lançadas as bases para integrar o sistema Aveiro Bus no sistema Busway numa única operação juntando Aveiro aos 10 que já integram a Busway.
O autarca que lidera a Região diz que os 5 anos de concessão vão permitir conhecer a fundo o sistema para poder encarar o futuro com segurança.
Ribau Esteves explica que essa é a justificação para uma concessão de apenas 5 anos (com áudio)
O CEO do Grupo, Afif Afifi, esteve em Aveiro para apresentar a operação.
Assegura que a sua empresa vem para a região de Aveiro e Portugal para ganhar a confiança dos clientes.Neste momento trabalha a transição de autocarros e motoristas.
Mudar a valorização das carreiras e garantir uma imagem diferente são apostas para tentar captar a atenção dos motoristas necessários à operação.
Aposta no mês de agosto para reforçar a contratação e chegar a Setembro, em tempo de aulas, e conseguir alargar a oferta.
Afif Afifi esforçou-se por falar em português deixando sinal de contentamento por chegar a um país onde quer investir noutros setores como turismo e hotelaria (com áudio)
O novo concessionário de transportes públicos intermunicipais é o grupo israelita Afifi que lidera a Busway/região de Aveiro.
A operação, considerada “pioneira”, vai contar com novos autocarros, linhas que asseguram ligações entre municípios da região e a cidade de Aveiro onde vai continuar a operar a Aveiro Bus.
O modelo de negócio assenta num contrato de primeira geração com a concessão de serviço público clássico, que visa servir 400 mil cidadãos, dez operações municipais e a operação de todas as linhas intermunicipais, em articulação com a operação do Município de Aveiro AveiroBus (concessionada há sete anos) no âmbito do protocolo estabelecido entre a CIRA e a Câmara de Aveiro.
Ribau Esteves acredita que este é apenas o ponto de partida para uma nova era nos transportes que mistura setores público e privado (com áudio)