Aveiro espera ver habitados os primeiros fogos da Quinta da Pinheira, em formato de Habitação a Custos Controlados, em Aradas, já no verão de 2024.
Trata-se do maior empreendimento em construção no país na tipologia de habitação a custos controlados.
A Encobarra e a Câmara de Aveiro mostraram hoje o andar modelo do novo complexo habitacional de quase 300 apartamentos em construção na cidade de Aveiro.
Trata-se de um investimento privado de cerca de 40 milhões de euros para construção de 288 apartamentos, em 10 blocos de quatro pisos, sendo 28 apartamentos T1, 116 apartamentos T2 e 144 apartamentos T3.
Ribau Esteves lembra que o investimento é privado mas o arranque depende de ações de gestão autárquica local e da ação do IHRU pelos apoios públicos que envolve.
O autarca diz que este foi o primeiro projeto a entrar no IHRU em 12 anos e que depois surgiram empreendimentos em catadupa.
E também na habitação a custos controlados a corrida desenfreada à construção tem representado lentidão nos processos (com áudio)
Aveiro tem em curso novos processos para habitação a custos controlados com destaque para os terrenos da antiga Luzostela.
Em Aradas está perspetivada a construção de 10 blocos residenciais e a empresa diz que a comercialização decorre a bom ritmo.
A Encobarra, promotor do complexo de Aradas, afirma que sempre que há condições para avançar as obras decorrem com rapidez mas nem sempre é fácil ultrapassar a fase burocrática para garantir o ritmo ideal.
Aristides Alferes fala de uma operação exigente (com áudio)