A zona industrial de Albergaria-a-Velha é o palco da Feira Nacional da Floresta.
A Expoflorestal é a maior feira ibérica dos setores florestal e agrícola com aposta em inovações tecnológicas.
Ao longo de três dias, a partir de hoje, as boas práticas da gestão florestal, as últimas inovações, o combate às doenças e pragas, as exigências do horizonte 2030 e as potencialidades do medronheiro são alguns dos temas de conferências e seminários.
Abertura de portas às 10h00 e inauguração oficial, às 15h, com presença de agentes ligados à fileira da floresta e a apresentação de inovações tecnológicas.Primeiro dia com presença de escolas da região e demonstração de maquinaria.
É também dia para a Assembleia Geral da Associação Nacional de Empresas Florestais (17h).
Oportunidade para empresários, investidores, investigadores e técnicos encontrarem novos caminhos para a sustentabilidade económica, social e ambiental da floresta, enquanto fonte de diversas atividades, matérias-primas e serviços.
Organização da Associação Nacional de Empresas Florestais, Associação Florestal do Baixo Vouga e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha, em parceria com o Município de Albergaria-a-Velha.
A fileira representa um volume de negócios de 9,8 mil milhões de euros na indústria de base florestal e de mais de 952 milhões de euros nas empresas silvícolas.
Com uma extensão superior a três milhões de hectares, a floresta é o principal uso do solo em Portugal e ocupa mais de um terço do país.
Nos últimos anos, o volume de negócios do sector florestal tem contribuído com cerca de 10 mil milhões de euros, o que representa cerca 5% do PIB do país (na ótica da produção).