Remo é a modalidade na terceira edição da taça dos portos.
A Administração dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz, apresentaram, conjuntamente com os clubes Ginásio Clube Figueirense, a Naval Remo, o Clube dos Galitos e a Coletividade Popular de Cacia, na passada segunda-feira, dia 17, a terceira edição da Taça dos Portos, que este ano será dedicada à modalidade de Remo e irá realizar-se a 16 de março na Figueira da Foz.
A organização técnica da prova é da responsabilidade da Associação Desportiva Naval Remo e do Ginásio Clube Figueirense, ambos da Figueira da Foz, contando ainda com a participação dos clubes náuticos que desenvolvem a prática da modalidade de Remo na Ria de Aveiro, nomeadamente, Clube dos Galitos, Clube Náutico Praia de Mira e Coletividade Popular de Cacia.
As regatas decorrerão entre as 09h30 e as 13h00 no Rio Mondego, com uma distância de 500m.
A Taça dos Portos é atribuída ao vencedor masculino e feminino na Categoria de Absoluto de Shell de 8 com timoneiro.
Para a edição deste ano é esperada a participação de cerca de 120 atletas.
A entrega de prémios está agendada para as 15h00 no Posto Náutico da Naval Remo, na Figueira da Foz.
Recorde-se que a Taça dos Portos visa reforçar a ligação entre os dois portos e promover o potencial existente, em ambas as regiões, para a prática de desportos náuticos.
O troféu, comum a todas as modalidades, ficará exposto um ano em cada porto e terá inscrito, na sua base, o nome dos vencedores, ficando este ano em exposição na Administração do Porto de Aveiro.
Em 2023 a Taça foi dedicada à modalidade de surf e, em 2024, à modalidade de vela.