O Gafanha define a estrutura da nova estrutura técnica na formação para a época 2016-2017 e apresenta Ricardo Pinheiro como coordenador.
O treinador de 37 anos, conhecido por ter levado uma equipa de iniciados à fase final nacional, começou a carreira no Clube Estrela Azul onde treinou os Infantis um ano, treinou o CD Estarreja também no escalão de Infantis B onde foi campeão de série, já representou o Beira Mar onde foi campeão distrital dois anos consecutivos nos escalões de Infantis B e Infantis A (invicto) e AD Sanjoanense onde treinou os Juniores Nacional e os Juvenis onde foi campeão distrital (invicto).
No GD Gafanha esteve sempre ligado à equipa de Iniciados Nacional onde foi à 2ª fase do Campeonato Nacional com a equipa mais nova a nível nacional e no ano seguinte foi à 3ª fase do Campeonato Nacional com o SL Benfica, Sporting CP e FC Porto. Foi campeão distrital da 2ª Distrital na equipa B de Iniciados e foi premiado a nível nacional pela ANTF com o prémio Agostinho Oliveira e com o prémio José Maria Pedroto. É Vice-Presidente do Núcleo da ANTF de Aveiro.
O Gafanha anuncia outros “reforços” para os quadros técnicos. Paulo Matos, ex-treinador dos juniores do SC Beira-Mar, será adjunto da equipa de juniores do GD Gafanha (Ricardo Pinheiro será o treinador principal) e exercerá ainda funções na área de “scouting”.
Entretanto, o clube da Gafanha da Nazaré confirmou Alexandre Santos como treinador principal da equipa A de iniciados. O técnico, de 54 anos, já passou por Sport Clube Beira Mar, ADCR Oiã, GD Eixense e Seniores do Vila Nova de Monsarros.