O Regimento de Infantaria n.º 10, em São Jacinto, recebeu a apresentação do concurso de ideias “Mentes Brilhantes… para o Turismo Militar”.
Representadas estiveram 36 escolas, com 2000 alunos, num evento que serviu para descobrir novos caminhos para o turismo com o recurso às áreas militares, aos equipamentos e a património como os faróis sob tutela da Defesa Nacional.
O evento contou com a presença do Chefe de Estado-Maior do Exército, General Frederico Rovisco Duarte, e do Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, numa "jornada festiva" na área militar.
Representantes autárquicos, empresariais e académicos de Portugal, Espanha, Inglaterra e Brasil trocaram ideias e da Universidade de Aveiro surgiu o desafio à participação no projecto. Carlos Costa, docente especialista em turismo, defende que há um longo caminho a percorrer e as ideias dos alunos podem ajudar a fazer luz no campo do turismo militar. (com áudio)
De Espanha chegou o desafio para incrementar a participação de militares no combate aos incêndios. A defesa da floresta é encarada como nuclear no fomento do turismo pelos valores ambientais. "Tanto em Espanha como em Portugal temos os mesmos problemas com a floresta, e os incêndios florestais. Os militares podem converter-se num instrumento perfeito para colaborar no combate aos perigos para a floresta. Podemos criar intercâmbios", foi referido.