ProLiga: Illiabum vencedor em São Paio de Gramaços (77-82).

A deslocação a São Paio de Gramaços saldou-se em mais uma vitória do Illiabum (82-77), a 11.ª da prova, que assim terminou invicto o ano na Zona Norte do campeonato da Proliga. O Sampaense vendeu cara a derrota, já que só nos 34 segundos finais o jogo se decidiu a favor da formação ilhavense.

A jogar em casa, o Sampaense mostrou-se mais forte no arranque do jogo e à passagem do 14.º minuto vencia por uma diferença na casa das dezenas (26-15). Os visitados foram capazes de manter a liderança até ao inicio do segundo tempo (35-34), mas bastaram pouco mais de cinco minutos para que os ilhavenses invertem-se o sentido do jogo (54-42). Resposta imediata dos comandados de Rui Alves, que não precisaram de muito tempo para se colocarem à distância de um ponto (58-59).

A pouco mais de um minuto do final, a equipa forasteira parecia ter o jogo controlado (74-66), mas um triplo de Ricardo Barbosa (16 pontos e 5 assistências) culminava um parcial de 8-0 que empatava de novo a partida (74 pontos) com 34 segundos para serem jogados. Seis lances-livres consecutivos, os primeiros quatro da autoria de Sérgio Correia (20 pontos e 9 ressaltos, faziam o jogo cair para o lado do líder invicto da zona norte.

Os ilhavenses conquistaram 38 lances-livres, dos quais converteram 28 (78%), concretizaram mais triplos (8) e contaram com as boas exibições de Augusto Sobrinho (23 pontos, 5 assistências e 3 ressaltos) e Rafael Wildner (15 pontos, 7 ressaltos, 3 assistências e 2 roubos de bola).

Diogo Gonçalves (17 pontos, 5 ressaltos e 3 assistências) foi o melhor marcador do Sampaense, num jogo em que Tiago Carvalho (12 pontos e 6 ressaltos) também esteve a bom nível.

 

Fonte: FPB