O Sporting Clube de Aveiro vence “Prémio Desporto + Acessível” com o projeto “Sailing4All”.
A Academia de Vela do Sporting Clube de Aveiro venceu, a nível nacional, a 2ª edição do prémio “Desporto + Acessível” atribuído pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e pela Decathlon Portugal.
Este prémio anual, é de âmbito nacional e visa premiar e divulgar projetos de desenvolvimento do desporto e da atividade física para pessoas com deficiência com vista à sua inclusão social.
Com projeto “Sailing4All”, apoiado pela Programa Cidadãos Ativos da Fundação Calouste Gulbenkian, o clube tem desenvolvido intensa atividade na prática da vela inclusiva, com prática regular durante a semana e ao fim de semana, envolvendo mais de 15 instituições e agrupamentos de escolas.
A cerimónia de entrega do prémio e menções honrosas da 2.ª edição do “Prémio Desporto + Acessível”, realizou-se em Novembro em Viana do Castelo e contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, e da Secretária de Estado da Inclusão Ana Sofia Antunes, SE da Inclusão, bem como o Presidente do INR, Rodrigo Ramos, e o Presidente do IPDJ, Vítor Pataco.
Pedro Coutinho, coordenador do projeto, recebeu o prémio em representação do clube, dando o seu testemunho sobre a execução do projeto, o impacto social e os desafios do projeto.
O clube afirma “satisfação imensa pelo reconhecimento a nível nacional do projeto “Sailing4All”, que tem proporcionado a prática de vela a inúmeras pessoas com incapacidades, numa perspetiva regular ou mais pontual, contribuindo para uma inclusão social pela via do desporto, num autêntico trabalho em rede com diversas entidades”.
O Sporting Clube de Aveiro, que tem uma escola de vela certificada em Vela Ligeira e Vela Adaptada (nível máximo Gold), reconhece igualmente os parceiros desta iniciativa, nomeadamente a Câmara Municipal de Aveiro, Administração do Porto de Aveiro (APA), Universidade de Aveiro, Rotary Clube de Aveiro e Centro de Formação Desportiva do Agrupamento de Escolas de Aveiro (CFD-AEJE), “sem os quais não seria possível a execução do projeto, para além das várias instituições que transportam os utentes para a prática da modalidade”.
De referir igualmente o reconhecimento do clube ao coordenador Pedro Coutinho e aos vários voluntários, que dedicam parte do seu tempo a esta atividade, essencial para que a mesma decorra em condições de segurança e com a qualidade exigida.
Os indicadores do projeto “Sailing4All” serão divulgados pelo clube no 1º trimestre 2024, com a finalização do relatório do projeto relativo à execução do projeto.