Portugal perdeu com a Eslováquia, por 64-34, e complicou o apuramento para o Eurobasket 2017. É a terceira derrota em quatro jogos, no Grupo E, da fase de qualificação. Desta vez Ílhavo não conseguiu ser talismã. O cinco da Eslováquia entrou forte e dominou a seleção nacional. O conjunto de Ricardo Vasconcelos ao intervalo já perdia por 21 pontos (36-15). O técnico reconhece que o adversário foi mais forte (com áudio).
Tem apenas vantagem sobre a Islândia com quem partilha o último lugar mas com vantagem no confronto direto (68-56). Portugal, que ainda tem possibilidades matemáticas de ser um dos seis melhores segundos dos nove grupos de qualificação, fecha o agrupamento com dois jogos em fora, em novembro, na Hungria (19) e na Islândia (23).
Inês Faustino, atleta aveirense que integra a seleção, afirmou-se feliz pela chamada mas triste pela derrota. “Entrámos mal e também nos encolhemos um bocado atendendo ao jogo físico. Sabíamos que faziam um jogo muito físico. A nossa equipa é jovem e tem potencial. Vamos ver se as coisas melhoraram. Não estava à espera da chamada porque vinha de lesão mas fiquei feliz”.