João Figueiredo afirma que o Illiabum está “focado” em conquistar o título da Proliga. Enfrenta o Atlético na final, a equipa que venceu os ilhavenses em duas partidas na fase regular. O arranque da fase final dá-se este domingo, às 17h, em Lisboa, e o experiente base não pensa os desaires frente ao Atlético como algo inultrapassável.
“Não foram dois jogos muito bem conseguidos da nossa parte, e mesmo assim estávamos à frente nos instantes finais. Parecia que tínhamos os jogos controlados e acabamos por perder ambos. No meu entender, o Atlético conseguiu controlar sempre o ritmo dos dois jogos, não conseguimos ser intensos como em quase todos os jogos e impor um ritmo elevado. E este foi o grande mérito do Atlético, e o que temos de inverter na final se quisermos sair vencedores. Defensivamente também temos alguns aspetos a melhorar, pois caso não consigamos alterar os ritmos de jogo, temos que ter outra entrega e responsabilidade na defesa”.
Em entrevista ao site da Federação Portuguesa de Basquetebol, João Figueiredo assumiu que o título é uma aposta levada muito a sério.
“Para muitos de nós é a primeira final, e a possibilidade de conquistar algo no basquetebol. Isto revela a importância que poderá ter a conquista da Proliga. Para o clube é a continuidade da afirmação como um dos históricos no nosso basquetebol. Apesar de estarmos na Proliga, este é um clube que está habituado a competir no principal escalão”.