As primeiras vacinas contra a Covid-19 também chegaram, esta segunda-feira, ao Hospital Dr. Francisco Zagalo em Ovar e a vacinação começa hoje.
Ana Cristina Ferreira, a enfermeira que atendeu em março o primeiro doente infetado com o novo coronavírus, será a primeira a receber a vacina da Pfizer-BioNTech pelas mãos de Mariana Pinto Fragateiro, a enfermeira diretora do HFZ.
“A primeira vacina administrada nesta unidade hospitalar é um momento de enorme esperança e, por isso, estamos muito confiantes de que este será o início do caminho a percorrer para pormos fim a este pesadelo que há muito tempo estamos a viver coletivamente”, afirma o presidente do Conselho Diretivo do HFZ-Ovar.
“A vacina será, sem qualquer dúvida, um contributo nesta luta que é de todos, mas será ainda parte da solução que, por enquanto, passa também por mantermos o distanciamento, lavagem frequente das mãos e uso obrigatório de máscaras”, salienta.
A remessa de vacinas que chegou agora a Ovar irá contemplar 40 profissionais de saúde, de acordo com o plano de vacinação contra a Covid-19 em Portugal que arrancou no passado dia 27 de dezembro, no Porto.
Estão previstas três fases para a execução do plano de vacinação em 2021, que vão acompanhar o ritmo de disponibilização das vacinas.
A primeira, destina-se a pessoas com mais de 50 anos com patologias associadas; residentes e profissionais em lares e unidades de cuidados continuados; profissionais de saúde; profissionais das forças armadas, forças de segurança e serviços críticos.
Nesta fase deverão ser vacinadas cerca de 950 mil pessoas.
Na segunda, serão vacinadas 1,8 milhões de pessoas com mais de 65 anos e cerca de 900 mil com patologias associadas e mais de 50 anos.
E por fim, toda a restante população. Os grupos desta fase serão revistos consoante o ritmo de entrega das vacinas.