A Corrida Popular da Costa Nova espera receber um total de 1500 participantes no dia 13 de Julho.
Este evento desportivo assumiu-se desde a primeira edição como os 10 quilómetros mais rápidos de Portugal e a caminho da sexta edição a Corrida Popular da Costa Nova tem vindo a ganhar projeção ao ponto de ser já um dos eventos marcantes na Costa Nova.
No sábado, 13 de julho, é esperado um total de cerca de 1500 participantes, oriundos de vários pontos do país e do estrangeiro, estando previsto um vasto programa de atividades que se prolonga durante todo o dia.
Para a prova principal, que se inicia às 19 horas frente ao mercado da Costa Nova, estão reservadas 1200 vagas, o limite fixado pela organização tendo em conta a largura da estrada pelo facto de a prova se desenrolar em vai-vem.
A caminhada entre a Vagueira e a Costa Nova e a Corrida da Pequenada completam o programa de atividades.
Tiago Lourenço, vereador do desporto da Câmara Municipal de Ílhavo, que enquanto atleta amador já cumpriu a prova, com a marca aos 10 km de 44:15 minutos, obtida precisamente na Costa Nova ,na edição anterior, confessa o seu entusiasmo.
“É sem dúvida marcante para o Município de Ílhavo e para a população local. Toda esta envolvente encaixa que nem uma luva no sucesso da iniciativa”.
O recorde da prova masculina é de 30:33 minutos, fixado em 2017 pelo então benfiquista Ricardo Ribas, com Filipe Vitorino, uma jovem promessa do meio-fundo nacional a aproximar-se da marca de Ribas ao vencer a edição do ano passado com 30:48 minutos, até à altura a sua melhor marca aos 10 quilómetros de estrada.
Em caso de ser alcançado o recorde da prova, em masculinos e ou em femininos a organização irá reforçar o prize-money dos vencedores.Em femininos Carla Martinho, aos 42 anos de idade alinha como favorita para tentar a sua quinta vitória consecutiva na Nissan Corrida Popular da Costa Nova, apenas tendo falhado a primeira edição, em 2014.
A edição deste ano homenageia João Antunes que esteve na élite mundial dos medidores de provas de estrada, sendo, a par de Américo Chaves, os únicos medidores portugueses com grau internacional A.
Ao decano dos medidores portugueses deve-se o slogan da Corrida Popular da Costa Nova, quando em 2014, o credenciado medidor admitiu, aquando da medição da prova.
“Tem tudo para ser os 10 km mais rápidos de Portugal”.
João Antunes será alvo da homenagem da organização, no decorrer da cerimónia protocolar.