CNBB participou no Troféu Herbulot em Matosinhos.

Inserida no calendário nacional da Classe Vaurien, decorreu no passado fim-de-semana (2 e 3 de Maio) o Troféu Herbulot, disputado em Matosinhos, numa organização do Sport Clube do Porto. O troféu "perpétuo em homenagem ao criador do barco" juntou oito embarcações em representação de cinco clubes, distribuídos pela zona norte e centro do país.

O Clube Náutico Boca da Barra, esteve presente na prova com a dupla de velejadores da classe Vaurien, Filipe Neto e Jorge Paula. No primeiro dia do campeonato, o estado do mar "apresentou-se com boas condições para a prática da modalidade, com vaga de 1 a 2 metros, e vento a soprar de sudoeste oscilando entre os 15 e os 18 nós de intensidade". O dia ficou marcado pelo adiamento do início do Campeonato em algumas horas devido à chuva e também "por uma demorada espera na água por problemas técnicos da organização". Por tudo isto, foi possível realizar apenas uma regata que serviu para validação do Troféu. A equipa do CNBB "adaptou-se bem às condições e arrecadou um 3.º lugar naquela que viria a ser a única Regata do Campeonato, evidenciando uma evolução face ao 5.º lugar obtido na prova anterior".

O segundo dia ficou marcado por "uma longa espera em terra por uma aberta no céu que fizesse aumentar a visibilidade que era bastante reduzida devido à chuva que caía. A 'aberta' não apareceu e as Regatas do dia acabaram anuladas, por insuficiente visibilidade".

A dupla de atletas, que apenas iniciou a competição nesta Classe no corrente ano, "encontrou ao longo da prova alguns dos melhores velejadores nacionais da Classe, sendo na sua maioria atletas com largos anos de experiência, não podendo assim deixar de tirar algumas conclusões importantes para a sua evolução e preparação para encarar o Campeonato Nacional da Classe que se avizinha".

 

Texto com adaptação: CNBB