A Oliveirense ganhou a segunda supertaça do seu historial, ao bater o Illiabum, por 97-89, em Ovar, num jogo que teve prolongamento num hino à modalidade.
Nem sempre tecnicamente bem jogada mas com emoção e alternância no marcador a partida cumpriu com o objetivo de prender o público.
A Oliveirense dominou a primeira parte mas o terceiro período mostrou o melhor Illiabum comandado por um base de grande categoria (Four MacGlynn) que jogou 45 minutos.
A dois minutos do final as equipas estavam empatadas e à entrada do último minuto nova igualdade. Foi assim até ao último segundo. João Torrié igualou da linha de lance livre a 10 segundos do final e o Illiabum levou o jogo para prolongamento.
"Estivemos perto de ganhar mas não pudemos rodar como queríamos. A época vai ser longa e temos que jogar com todos desta forma", disse João Figueiredo.
"Estamos tirstes por perder mas orgulhosos pela exibição. A pré época não estava a correr bem mas com superação podemos conseguir tudo", sublinhou Augusto Sobrinho.
Norberto Alves, técnico da Oliveirense, assumiu que a exibição não foi categórica. "Houve momentos em que conseguimos vantagem mas não fomos capazes de matar o jogo. A equipa mostrou a sua coesão no prolongamento mas há mérito do Illiabum".
José Barbosa, capitão da Oliveirense, falou da felicidade da entrada na época a vencer. "As coisas não estavam a sair como queriamos mas soubemos sofrer".
Jogo emocionante no regresso ao basquetebol à RTP numa partida com muito público de Ílhavo e Oliveira de Azeméis em Ovar.
O autarca de Ílhavo Fernando Caçoilo assistiu à partida nas bancadas do pavilhão de Ovar, no meio do público, e assistiu à demonstração do querer da equipa de João Figueiredo que mostrou garra para discutir a partida com a melhor equipa da época passada.
Este domingo chegam os primeiros compromissos da Liga. A Oliveirense recebe o CAB e o Illiabum defronta o Esgueira.