A Federação Portuguesa de Basquetebol decidiu-se pelo adiamento do início da Liga de Basquetebol.
Um dos motivos está relaciona com o elevado número de jogadores ainda sem situação regularizada, nomeadamente os estrangeiros, devido às exigências colocadas aos atletas estrangeiros.
A FPB diz ter assinado um protocolo relativo à agilização de procedimentos para a concessão de autorização de residência a atletas e treinadores profissionais, em Julho, com a AIMA e a UCEF, com vista a garantir a inscrição atempada de atletas estrangeiros.
Esse protocolo prevê um prazo máximo de resposta aos processos por parte da AIMA de 2 dias, algo que, segundo a Federação, nem sempre se tem verificado.
O protocolo prevê ainda a submissão de um certificado de registo criminal devidamente apostilado no país de origem, apostilha essa que, no caso dos Estados Unidos da América, tem um prazo de entrega previsto entre 4 a 6 semanas, mas em alguns casos superior (principal constrangimento com que se deparam os clubes).
Com os prazos apresentados e sem os atletas disponíveis para entrar em campo, clubes e FPB entendem que não há condições para arrancar com as ligas masculina e feminina.
As dificuldades já foram identificadas e expostas aos órgãos do Governo mas ainda sem solução à vista e com riscos para a verdade desportiva, os clubes tomaram a decisão unânime de não comparecer aos jogos da primeira jornada.