A Associação de Surf de Aveiro celebra o 37º aniversário com a entrega de prémios do circuito Quebramar 2025.
Festa assinalou-se na passada segunda-feira e distinguiu os melhores da prova interna da Associação de Surf de Aveiro, que se realiza desde 1989 e onde os novos praticantes de surf da região têm a oportunidade de iniciar o seu percurso competitivo.
A cerimónia contou com a presença do Capitão do Porto de Aveiro, Capitão-de-mar-e-guerra Ricardo Correia Guerreiro, José Falcão Arvins (presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré) e José Carapelho (presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Encarnação).
Destaque para Miriam Julião, surfista que venceu o Surf Feminino Open e que estará no próximo mundial.
Foi convocada pela Federação Portuguesa de Surf para o ISA World Junior Surfing Championship, nas categorias Sub-16 e Sub-18, masculino e feminino, que se realiza no Peru, de 4 a 14 de dezembro.
Destacaram-se ainda Salvador Pandeirada (Surf Sub 12), Sebastião Neves (Surf Sub 16), Guilherme Caetano (Surf Open), Bruno Monteiro (Longboard), Pedro Velhinho (Kneeboard) e Hugo Monterio (Bodyboard).
O Circuito Quebramar cumpriu-se em 3 etapas, 4 Modalidades e 7 Categorias tendo a melhor onda sido pontuada como 9,50 (Guilherme Caetano).
Foram 59 os surfistas do ranking avaliados em mais de 1,303 ondas surfadas
Segundo Pedro Velhinho, presidente da ASA, "o circuito de formação da ASA - Circuito Quebramar - consolidou em 2025 a sua importância para os novos surfistas na sua evolução no processo competitivo, sendo uma competição de referência da nossa região."
O dirigente referiu ainda que "será sempre uma prioridade desta associação a formação competitiva dos nossos associados através da escola de surf da ASA (a ensinar desde 1991) e deste circuito que, com certeza, irá regressar em 2026".
O Capitão do Porto de Aveiro, Capitão-de-mar-e-guerra Ricardo Correia Guerreiro, referiu "a importância das escolas de surf e dos surfistas na água, que, de certa forma, são um importante apoio à segurança no mar, ajudando durante todo o ano muitos banhistas em perigo".
Para José Falcão Arvins (presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré) "é muito importante o trabalho realizado pela Associação de Surf de Aveiro na formação de novos surfistas assim como na promoção dos desportos de ondas na nossa região".
Por seu lado, José Carapelho (presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Encarnação), enalteceu "a importância das colectividades desportivas no impacto que têm na comunidade onde estão inseridas, tornando-as mais ativas", destacando "o trabalho feito pela Associação de Surf de Aveiro no âmbito dos desportos de ondas".