Alunos do IDL vencem concurso “Escola do Futuro”.
Nos 30 anos da Microsoft em Portugal, a empresa dirigiu às escolas portuguesas o desafio de imaginar como será a Escola do Futuro, como evoluirão as formas de dar aulas e de os alunos aprenderem ou até a própria organização física das escolas.
O referido desafio passou por colocar os alunos a refletir sobre esta abrangente problemática da “Escola do Futuro”, organizando-se em grupos e apresentar os seus trabalhos através das diversas plataformas da Microsoft.
Sendo o Instituto Duarte de Lemos uma escola integrante da rede internacional de Microsoft Schools, o desafio foi acolhido com “entusiasmo” pelos seus alunos e docentes.
A equipa “Big Brains”, constituída pelos alunos do 8.º ano Martim Ferreira, Guilherme Matos, Sérgio Matos e Tomás Rebelo imaginou e concebeu a sua “escola do futuro” recorrendo ao Minecraft Education, a versão destinada à educação do célebre jogo da Microsoft.
As horas de trabalho e dedicação a este projeto foram recompensadas e o trabalho apresentado pelos “Big Brains” do Instituto Duarte de Lemos foi o projeto vencedor do 3.º Ciclo a nível nacional.
A Microsoft considerou que “A visão de futuro demonstrada pela equipa foi sem dúvida bastante interessante e inovadora, sendo o prémio merecido” (mensagem da organização na comunicação do prémio).
A Microsoft destacou ainda a importância do trabalho em conjunto entre os alunos e a própria escola, pois além do projeto da equipa vencedora a nível nacional, houve ainda outros trabalhos do Instituto Duarte de Lemos em competição.
“Este prémio reveste-se de grande relevância para o Instituto Duarte de Lemos, pois foi alcançado entre 150 trabalhos provenientes de escolas de todo o país e fica associado aos 30 anos da Microsoft em Portugal, uma das marcas com maior prestígio a nível mundial”, adianta a direção pedagógica.