A livraria Xylocopa Books anunciou que vai deixar de ter presença física na Praça da República no centro da cidade de Ílhavo.
Ana Pereira abriu este espaço, em setembro de 2023, e transformou a Xylocopa em mais do que uma loja de venda de livros em segunda mão.
Por ali passaram sessões de leitura, oficinas e ações integrantes de projetos comunitários.
Funcionou como catalisador na dinamização do comércio local e aproximou pessoas.
A criadora e gestora do espaço admite que tem recebido incentivo à continuidade das atividades mas lembra que mudando de plataforma não deixará de estar presente na vida da cidade.
“A todos agradecemos e lembramos que a abelhinha da Xylocopa vai continuar a voar num registo diferente e que irá continuar presente fiel ao seu espírito: contribuir para a ativação comunitária através da promoção do livro e da leitura”.
Os apelos deixados pela sociedade civil sensibilizaram a promotora que promete manter presença na cena cultural da cidade.
“Desde que anunciamos o encerramento da loja física na semana passada, recebemos muitas mensagens de amizade (algumas das quais estão escritas na nossa montra) que nos deixaram verdadeiramente sensibilizados e com a certeza de que cumprimos o aspeto mais importante de qualquer iniciativa que se preze: tocar no coração das pessoas”.
A Xylocopa celebra na próxima sexta, dia 21, o Dia Mundial da Poesia.
Em parceria com “O Ilhavense” e a “Quinto Palco” promove, às 21h30, um Quiosque da Memória especial e uma celebração do encerramento da Loja.
Proposta para leituras do arquivo d'O Ilhavense em torno do tema “Poesias”.
“Convidamos todos os nossos amigos e clientes para construírem novas memórias em conjunto nesse dia à boleia da poesia, que, como sabemos, faz cada vez mais falta e é uma boa panaceia para todo o tipo de males da alma”.
No final haverá degustação de bolos lêvedos by Coriscos by Lêvedos Para Todos.
Sábado, entre as 14h e as 16h30 haverá oficina de costura para construir “Porta-Bolos”.