“Volta ao Cais em Pasteleira” vai premiar “melhor pasteleira” e “melhor farpela”.

A “Volta ao Cais em Pasteleira” vai estrear os prémios “melhor pasteleira” e “melhor farpela” na edição deste ano do Festival do Bacalhau.

O Museu Marítimo de Ílhavo e a Quinto Palco anunciam a entrega de prémios no final da volta ao cais que começa no terminal bacalhoeiro e termina no Jardim Oudinot.

A edição deste ano será realizada no dia 18 de agosto e, primeira vez, há entrega de prémios.

O prémio “Pasteleira” será atribuído à bicicleta pasteleira mais característica e o prémio “Farpela” ao traje da época mais fidedigno.

Os participantes só ficam habilitados ao prémio se tiverem adquirido o kit de participação e se comparecerem entre as 15h30 e as 16h30, para desfilarem perante o júri, no local de partida da Volta ao Cais em Pasteleira.

A partida será dada às 17 horas, no Cais Bacalhoeiro, na Gafanha da Nazaré, junto à empresa Barent`s.

A volta segue, depois, pela Avenida José Estêvão até ao recinto do Festival do Bacalhau, no Jardim Oudinot, junto do Navio-Museu Santo André, onde o evento encerra com um piquenique e um bailarico.

O percurso em bicicleta e o bailarico são de participação gratuita, no entanto, o acesso ao kit de participação (que inclui saco, crachá, copo, pão, patanisca ou bolo de bacalhau, bebida e caldo verde) requer um custo de cinco euros.

Os bilhetes, que dão acesso a este kit (limitados a 200 participantes), podem ser levantados a partir desta terça-feira, 23 de julho, no Museu Marítimo de Ílhavo e no Navio- Museu Santo André.

Para mais informações ou inscrições, os interessados podem contactar o Museu Marítimo de Ílhavo, através do email visitas.mmi@cm-ilhavo.pt ou pelo número de telefone 234 329 990.