A Universidade de Aveiro acolhe o Fórum Internacional do Património Arquitetónico Portugal Brasil.
Evento é dedicado às Rotas de Turismo Cultural, intervenção em Património, técnicas e Património de cariz rural, sísmica (avaliação expedita de edifícios) entre outros temas.
A 10ª edição, na Sala de Atos da Universidade de Aveiro, arranca às 9h30, em sessão de abertura a cargo de Aníbal Costa, (Comissão Organizadora), Danilo Nunes (Superintendente do IPHAN), Avelino Oliveira (Presidente da Ordem dos Arquitetos), José Jefferson de Sousa (Vice-Presidente Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil), Graciete Guerra da Costa Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, Maria Rita Amoroso (Coordenadora-geral FIPA Brasil) e Rui Silva (Diretor do Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro).
A partir das 10h10 arranca os painéis temáticos sobre recuperação de ofícios de construção tradicional na Península Ibérica, recuperação de património e Zonas especiais de proteção.
Durante a tarde há propostas sobre temas referentes às realidades do Brasil e Portugal, património, turismo e rotas históricas.
No segundo dia abordam-se casos de estudo dos dois lados do Atlântico e fala-se de riscos para o Património Cultural e natural no século XXI.
A partir das 16h50 apresentação de conclusões e lançamento de livros e entrega de prémios.
No último dia há visita de campo com viagem pelos solares do Norte de Portugal em Viana do Castelo, Ponte de Lima, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez.
 
 
