Aveiro assinala a Semana Santa com várias iniciativas vocacionadas para visitantes e cidadãos da Região.
“FACIES CHRISTI” - Cristo crucificado do Coro Alto do Museu de Aveiro/Santa Joana” será o grande destaque deste Programa. Trata-se de uma ação de marketing turístico/cultural e de valorização, promoção e interpretação de um bem histórico-cultural que passará a assumir o estatuto de ícone nacional com interesse turístico estratégico para Aveiro.
O Cristo Crucificado é considerado uma das mais icónicas e relevantes peças escultóricas portuguesas. A Princesa Santa Joana fez o voto particular e simples de castidade, diante deste Crucifixo, em 1481.
Datado dos princípios do século XV (gótico) foi usado na procissão de início da clausura conventual em 1465. Destaca-se pela sua raridade e dimensões, em especial pela sua característica única: consoante a posição do visitante perante a imagem, o seu rosto aparenta de um lado estar sorridente (Face do Sorriso de Cristo), e do outro triste e com os olhos cerrados (Face da Agonia de Cristo).
A visita iniciadora está marcada para o dia 11 de abril, terça-feira, pelas 18h30.
Associada a esta visita ocorrerá um apontamento musical de Órgão Positivo do Coro Alto do Museu de Aveiro / Santa Joana por Ricardo Toste e ainda uma conferência alusiva ao CHRISTUS FACIES, intitulada “O olhar de Cristo”, por Anísio Franco.
Este sábado, no Museu, será inaugurada, às 16h, a exposição/ instalação “Cristo Suspenso”, de Santiago Belacqua. Serão expostos nos espaços não convencionais anexos aos claustros mais de uma dezena de obras de temática religiosa. A exposição ficará patente até ao dia 30 de abril.
Santiago Belacqua, natural de Vila Nova de Famalicão, apresentou, em 2014, "Portugal monumental", na Assembleia da República, participou na coletiva internacional do Carrousel du Louvre, em Paris e foi convidado para participar numa exposição no Vaticano.