Secretário de Estado da Cultura na abertura oficial do 30.º Festival de Cinema de Avanca.

Abertura oficial do 30.º Festival de Cinema de Avanca.

O Secretário de Estado da Cultura marca presença no evento às 21h45 no Auditório Paroquial de Avanca.

Um pouco antes, às 18h, no Espaço Multimeios da Escola Egas Moniz, Avanca, há conferência “AVANCA | CINEMA”.

O 30.º AVANCA – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia inicia oficialmente as suas competições numa cerimónia que assinala o arranque da edição comemorativa dos trinta anos do festival.

O evento contará com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos, marcando o início de cinco dias dedicados ao cinema, à televisão, ao vídeo e aos novos media, que decorrerão até 2 de agosto.

A cerimónia de abertura será também o momento para a entrega dos prémios da edição anterior do festival e para recordar um marco importante da história da animação portuguesa: os 30 anos da primeira série de animação portuguesa realizada por mulheres, Alfredo, criada por Sandra Pereira e Margarida Terra, uma obra pioneira que abriu novos caminhos para a animação nacional.

Nesta edição, a Itália é o país convidado, estando prevista a exibição de 21 produções italianas, entre as quais se destacam as mais recentes obras de cineastas como Giuseppe Tornatore e Marco Pollini, reforçando a dimensão internacional do festival e o diálogo entre diferentes cinematografias.

Ao longo dos cinco dias do AVANCA serão apresentados 146 filmes provenientes de 42 países, distribuídos por 11 salas de exibição em 9 localidades das regiões de Aveiro, Coimbra, Lisboa, Açores e Madeira, consolidando aquele que é o mais descentralizado festival de cinema português.

Portugal volta a assumir um papel de grande destaque na programação, com 38 filmes nacionais, assinados por realizadores como António Oliveira Pinto, Cláudio Jordão, Cláudio Sá, David Rebordão, Joaquim Pavão, Luís Margalhau, Marina Leonardo, Paulo D'Alva, Rodrigo Areias, Rui Nunes e Tiago Pimentel, entre muitos outros autores que representam a diversidade e vitalidade do cinema português contemporâneo.

Organizado pelo Cine Clube de Avanca e Município de Estarreja, tem o apoio do ICA/Ministério da Cultura, Juventude e Desporto, IPDJ, CIRA, Junta, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, entre outras entidades e patrocínios.