“O Palhaço de Cara Limpa”, do cineasta brasileiro Camilo Cavalcante, venceu Festival de Cinema de Avanca.

Já são conhecidos os vencedores do 29º Festival de Cinema de Avanca.

“O Palhaço de Cara Limpa”, do cineasta brasileiro Camilo Cavalcante é o grande vencedor do “29º Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia – AVANCA 2025”, encerrando os 10 dias de um festival de cinema que este ano comemorou os 500 anos do navegador Vasco da Gama, os 80 anos do primeiro cineclube português e sobretudo a Vida, que o cinema sabe individualizar enquanto outros, e sobretudo a política, reduz a números. Esta foi a principal mensagem da cerimónia de abertura do AVANCA 2025.

Filmado nas ruas do Recife, como um manifesto poético e desesperado, “O Palhaço de Cara Limpa” ocorre no ano de 2016 no país mergulhado numa crise política, restando ao artista mergulhar na sua arte como a única utopia ainda possível.

Este filme ganhou também o Prémio de Melhor Banda sonora e o Prémio de Melhor Atriz, atribuído a Maria da Guia de Oliveira da Silva.

Foram distinguidas com Menções Especiais as longas–metragens “Obraz”, de Nikolas Vukcevic (Montenegro) e “They Loved Me”, de Mohammad Reza Rahmani, do Irão. O filme do Montenegro foi ainda distinguido pela sua Direção de Arte e o filme iraniano com o prémio de melhor argumento e melhor atriz secundária, atribuído a Luila Bolukat.

O Prémio Curta Metragem foi para o filme, também brasileiro, “A Sinaleira Amarela”, de Guilherme Carravetta de Carli, que ganhou igualmente o prémio de melhor ator, atribuído a João Carlos Castanha.

O Prémio para Melhor Animação foi para “The Rope”, de Saba Javar, do Irão.

O filme brasileiro “Bijupirá” de Eduardo Boccaletti, recebeu o Prémio Estreia Mundial e o Prémio de Melhor Fotografia.

O júri de cinema foi presidido por Leonor Martins da FPCC – Federação Portuguesa de Cineclubes e constituído pelos cineastas Veit Helmer (Alemanha), Alfonso Palazón (Espanha) e Ralph Tambke (Brasil).

Pela primeira vez no Festival AVANCA aconteceu uma competição ao melhor filme produzido com IA – Inteligência Artificial.

Cláudio Sá foi distinguido com o Prémio CIAC pelo seu filme de animação AI “To the Bones”.

O júri, constituído pelo cineasta Acácio Carreira, o poeta António Souto, a artista plástica Jessica Garcia e a estudante Margarida Souto, atribuiu ainda um 2º Prémio a “Black Sun” de Chih Hao Shen (Taiwan) e uma Menção Especial a “Morphogenesis” de Mantrixa (Argentina).

O Prémio D. Quixote da FICC – Federação Internacional de Cineclubes, atribuiu a “They Loved Me” do realizador iraniano Mohammad Reza Rahmani o prémio de melhor filme.

O júri foi constituído pelos cineclubistas Marco Asunis (Itália), Marta Chwałek (Polónia) e Nelson Martins do Kinostrum.

A muito aguardada Competição Avanca, que reúne os filmes produzidos na região, premiou a longa-metragem “Criadores de Ídolos” de Luís Diogo e o Prémio Estreia Mundial foi atribuído a “Salto” de Ana Castro, que também ganhou o Prémio de Melhor Documentário.

“Aqui, em Aveiro” de Joaquim Pavão foi distinguido com o Prémio de Curta de Ficção, o Prémio Melhor Animação foi para “The Gold Bed Deviations” de Regina Mourisca e o filme realizado pelos alunos de João Católico, “E se um Dia a Liberdade”, foi distinguido com o Prémio Estudantes.

O júri foi constituído pelos cineastas Bernardo Cabral, Rosa Coutinho Cabral, Tiago Pimentel e pela programadora e investigadora Ana Maria Pires.

O documentário “L’acier a coulé dans nos veines” de Thierry Michel et Christine Pireaux (Bélgica) ganhou o Prémio Televisão, tendo sido atribuída uma Menção especial a “On Melting Snow” de Mojtaba Bahadori (Bélgica e Islândia). 

O júri foi constituído pelo fotógrafo Mike Haydon (Reino Unido), pelo poeta António Souto, pelos jornalistas Fernando Pinho, Manuel Freire, pelo ator Carlos Rico e pelo pintor Henrique Vaz Duarte.

Na competição de Séries de Televisão o júri, constituído pela atriz Alexandra Carvalho, pelo argumentista Danilo Nascimento, pela cineclubista Fátima Cabral e pelo crítico Nuno Reis, atribuiu o Prémio a “Ghsted MD” de Jarett Bellucci (EUA) e ainda uma Menção Especial a “O Ofício da Solitude – série II” de Fernando Augusto Rocha.

O prémio vídeo foi atribuído a “Sigma”, de Aram Manukyan (Arménia) e o júri, constituído pelo cineclubista Pedro Medeiros, pelo crítico Nuno Reis e pelo argumentista Danilo Nascimento, atribuiu uma Menção especial a “Torii” de Martin Gerick (Alemanha).

O prémio VR (Realidade Virtual), foi atribuído ao filme de 360º “Coded Black” de Maisha Wester (Reino Unido). O júri foi constituído pelo investigador e professor universitário Pedro Tavares e o músico Sérgio Ferreira.

O Prémio Cineastas com menos de 30 anos foi atribuído a “A Luz do Mundo” de Lívia S. Furtado (Portugal) e o Prémio Sénior foi atribuído ao documentário “As cores e amores de Lore” de Jorge Bodanzky (Brasil). O júri destes prémios foi constituído pelos cineclubistas Miguel Valente e Carolina Castro.

Entretanto, na “AVANCA|CINEMA, Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação”, o Prémio Eng. Fernando Gonçalves Lavrador, em homenagem póstuma a um dos mais relevantes investigadores portugueses na área da semiótica, estética e teoria do cinema, distinguiu os investigadores Jorge Humberto Flores Romero e Juan Carlos Lobato Valdespino da Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo no México.

O júri deste prémio foi constituído pelos académicos José Ribeiro (ID+), Jochen Dietrich (Stiff Keppel, Alemanha), Rosemary Mountain (Concordia University, Canadá) e Petra Dominkava (FAMU, Chéquia), atribuiu ainda uma Menção honrosa a Matilde Dias da ICNOVA da FCSH - Universidade Nova de Lisboa.

No total, 10 júris constituídos por 35 individualidades de 9 países atribuíram 28 prémios e 7 menções especiais.

O AVANCA acontece todos os anos em Avanca e é uma organização do Cine-Clube de Avanca e do Município de Estarreja com o apoio do ICA/Ministério da Cultura, Juventude e Desporto, Instituto Português do Desporto e da Juventude, Turismo Centro, Junta de Freguesia e Paróquia de Avanca, Agrupamento de Escolas de Estarreja, para além de várias organizações internacionais e entidades locais.