A Igreja da Misericórdia, em Aveiro, acolhe no próximo domingo um espetáculo do Graduale, formação de música Sacra.
Trata-se de um concerto singular que convida à contemplação e à introspeção através da música coral sacra para coro masculino.
O programa reúne obras de compositores de diferentes épocas e estilos, explorando temas como a luz, a paz, a memória e a espiritualidade.
Desde o século XIX até à contemporaneidade o Graduale interpretará obras de Liszt, Mendelssohn, Ola Gjeilo, entre outros.
A entrada é gratuita, com o objetivo de angariar donativos voluntários a favor da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro para obras de restauro.
Espetáculo acontece no domingo a partir das 18h.
O Graduale – Música Sacra de Aveiro é um coro de câmara masculino, dedicado quase exclusivamente à interpretação de música sacra, abrangendo repertórios que vão desde o canto gregoriano até à música contemporânea.
Com 28 anos de atividade, tem levado a sua música a diversos pontos de Portugal e também ao estrangeiro, sobretudo a países europeus.
Fundado em janeiro de 1997, em Aveiro, o Graduale procura desenvolver o seu trabalho com “rigor e uma abordagem artística de carácter profissional”.
Ao longo do seu percurso artístico, o Graduale tem promovido diversos concertos a cappella, bem como atuações acompanhadas por órgão de tubos ou orquestra.
Entre as obras interpretadas, destacam-se o Requiem de Lorenzo Perosi (para coro e órgão) e o Requiem em Ré menor de Luigi Cherubini com a Orquestra Filarmonia das Beiras.
O coro é composto por 8 elementos, distribuídos entre tenores, barítonos e baixos, interpretando maioritariamente repertório escrito para quatro vozes.
No seguimento da sua evolução artística, o Graduale criou, em 2022, uma nova secção musical: o Graduale Mixtum - um coro misto que visa desenvolver projetos corais musicais diferenciadores de maior ambição e excelência musical.