O ano de 2017 fica marcado, para os Museus de Aveiro, (Museu de Aveiro / Santa Joana, Museu da Cidade, Museu Arte Nova e Ecomuseu Marinha da Troncalhada) por um crescimento efetivo no número de participantes nas atividades e nos visitantes.
Pela primeira vez foi ultrapassada a barreira dos 100 mil visitantes, que representou um aumento de quase 50% face ao ano anterior. Foram registados 130.643 visitantes contra os 88.402 de 2016.
A autarquia destaca como “pioneira” e “positiva” a “delegação de competências de gestão do Museu de Aveiro”. No caso do Museu de Santa Joana, o aumento do número de visitantes rondou os 7% e o Museu da Cidade de Aveiro que agrupa a marinha da Troncalhada duplicou os dados de 2016.
A realização do Boas Festas em Aveiro, o Entrudo Infantil de Aveiro, os dias internacionais dos Monumentos e Sítios e dos Museus, as Comemorações do Feriado Municipal, a Festa da Arte Nova, bem como a XIII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, foram alguns dos eventos que fizeram parte da estratégia política e de planeamento de gestão museológica.