O Museu Marítimo de Ílhavo acolhe este sábado, a apresentação de um livro sobre a frota da pesca longínqua. Jean-Pierre Andrieux participa no lançamento de "A Frota Portuguesa do Bacalhau: Uma História em Imagens”, uma publicação do Município de Ílhavo em parceria com a Âncora Editora.
Jean-Pierre Andrieux nasceu em Montreal (Canadá), sendo os seus pais naturais de St. Pierre e Miquelon, ilhas sob soberania francesa que se situam próximo da ilha da Terra Nova. Sendo filho de um Capitão da Marinha Mercante, desde muito novo começou a ter afinidade com o mar e com os tripulantes das embarcações.
Após ter concluído o Ensino Superior mudou-se para St. Pierre para gerir um hotel, um negócio familiar, sendo durante este período que entrou pela primeira vez em contacto com os portugueses e as suas embarcações de pesca.
No início dos anos 2000 mudou-se com a sua esposa, Elizabeth, para St. John’s, mas manteve a sua atividade hoteleira. Dispõe de uma coleção de sensivelmente 50 mil fotografias, na sua maioria relacionadas com o mar. É atualmente Vice-cônsul Honorário de Espanha para a Terra Nova e Labrador.
Depois da palestra, continua-se a falar de navios, no lançamento da Caderneta de Cromos "Navios do Bacalhau". Trata-se de uma coleção de cerca de 100 cromos, com imagens de navios da frota bacalhoeira portuguesa, dividida por artes de pesca - veleiros, navios a motor, arrastões laterais e arrastões de popa.
O Museu inaugura, também, uma exposição com o mesmo nome, composta por fotografias inéditas. O autor canadiano profere ainda uma palestra sobre o mesmo tema, às 18h, e deixa vincado que a ligação à região de Aveiro veio transformar a sua vida (com áudio).