Museu de Santa Joana: "Mudam-se os tempos, mantém-se a devoção e cresce o valor cultural desta História" - Ribau Esteves (CMA).

Uma nova imagem do Museu de Santa Joana para alavancar o crescimento de públicos e o interesse pelo espaço.

Câmara de Aveiro e Diocese apresentaram a nova imagem do Museu de Aveiro no dia em que assinala os nove anos de gestão municipal.

Numa sessão pública realizada no Claustro Antigo do Museu, José Ribau Esteves e D. António Moiteiro deram a conhecer a imagem que “junta tradição e modernidade”, inspirada na história Princesa Santa Joana, Padroeira da Cidade.

O crescimento de visitantes no primeiro semestre do ano deixou estímulo para mais investimento naquela unidade museológica.

“Entendemos que era tempo de modernizar a imagem do Museu e do seu elemento central, que é a Princesa Santa Joana". 

Ribau Esteves afirma que depois do investimento feito ao longo dos últimos anos estava na hora de apostar na imagem (com áudio)

Inspirados num painel colorido da Princesa Santa Joana, da autoria do ceramista aveirense José Augusto, que apela muito bem aos valores de vida da Princesa Santa Joana, como o despojamento, a descentralização, a juventude, a solidariedade e a partilha, que apelam às cores da vida, sendo por isso um instrumento educativo e inspirador de valores, mais acessível e mobilizador. Mudam-se os tempos, mantém-se a devoção e cresce o valor cultural desta História.”, afirma Ribau Esteves (com áudio).

A nova imagem gráfica, desenvolvida pela agência Super.Brand Consultants, é o reflexo de um design “contemporâneo”, que conecta “memória e passado histórico, com o presente vibrante da Cidade”.

A imagem destaca elementos icónicos da história da Princesa Santa Joana, como os três florões, referentes aos casamentos reais por si recusados e uma coroa de espinhos, simbolizando sua devoção espiritual, cuja santidade conduziu à sua beatificação em 1693.

O percurso de visita do Museu de Aveiro inclui também o túmulo da Princesa Santa Joana – recebido em 1472 –, a sumptuosa Igreja de Jesus, o claustro e a exposição permanente, proporcionando uma experiência rica em história e cultura.

Fundado em 1461 e instalado no antigo Convento de Jesus da Ordem Dominicana feminina, o Museu de Aveiro é um dos mais antigos conventos de Aveiro e alberga um dos mais valiosos patrimónios de arte religiosa em Portugal, com destaque para o período barroco.

Assinalando os 552 anos da chegada da princesa Santa Joana a Aveiro vinda de Lisboa, este é mais um momento significativo num ano em que a cidade de Aveiro é reconhecida como a Capital Portuguesa da Cultura.

 

Foto: AveiroMag