Lotação esgotada na despedida dos Festivais de Outono.

Festivais de Outono encerram assinalando 200 anos da Nona de Beethoven.

Concerto de lotação esgotada no Teatro Aveirense.

Assinalando os 200 anos de 9ª Sinfonia de Beethoven, sobem ao palco do Teatro Aveirense as orquestras Filarmonia das Beiras e Sinfónica do DeCA, o Coro do DeCA, e quatro cantores líricos.

Participam a soprano Simone Toito, a contralto Rafaela Veiga, e o barítono Tiago Matos e o tenor Pedro Rodrigues.

A direção será do maestro e professor Luís Carvalho.

A Sinfonia n.° 9, conhecida como “A Nona”, a última sinfonia completa composta por Ludwig van Beethoven, é considerada percursora do romantismo na música e uma das grandes obrasprimas do compositor alemão, nascido em Bona.

O último movimento, chamado (informalmente) "Ode à Alegria", foi rearranjado por Herbert von Karajan para se tornar o hino da União Europeia.

Este ciclo de concertos, organizado pela UA, começaram a 20 de outubro, tendo como tema agregador “Voz”, o mesmo que inspirou a primeira edição.

Nesta 20ª edição dos Festivais celebram-se os 50 anos da UA, os 50 anos do 25 de Abril, e ainda os 200 anos da 9ª Sinfonia de Beethoven, em parceria com Aveiro - Capital Portuguesa da Cultura 2024.

Como habitualmente, o programa dos FO incluiu concertos em vários locais da região, mantendo, para além da programação cultural e dos objetivos de formação de públicos, uma vertente pedagógica apostando em novos talentos formados na UA e diversidade de estilos, não só dentro do que habitualmente se designa como música erudita, mas alargando-se, num ou noutro concerto, além da erudita.