As XVI Jornadas de História Local e Património Documental, iniciativa da ADERAV em parceria com a Câmara de Aveiro, estão agendadas para este final de semana.
O tema deste ano é dedicado ao estudo e divulgação da figura da Infanta Joana, princesa de Portugal e "Santa" de Aveiro.
No sábado realiza-se, ainda, uma 'visita comentada' ao Mosteiro de Jesus de Aveiro, casa que acolheu a Infanta Joana, e que agora acolhe o Museu de Aveiro.
Os trabalhos decorrem, esta sexta, no Edifício da Antiga Capitania.
A Associação para o Estudo e Defesa do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro e a autarquia continuam a desenvolver este esforço de promover o estudo do conhecimento da identidade Aveirense.
A edição de 2022 das Jornadas será dedicada aos 550 anos da chegada de Santa Joana a Aveiro, subordinadas ao tema “Joana de Aveiro | Mulher, Princesa e Santa”.
Sessão de abertura, às 9h30, seguindo-se uma jornada de conferências e palestras com Maria de Lurdes Rosa, José António Christo, Fernando Pereira, Maria Pimenta e Paula Cardoso, Paula Abreu, Gilberto Moiteiro, Telmo Verdelho e o Padre Nuno Queiroz.