A Casa da Cultura de Ílhavo apresenta, este sábado, o espetáculo “Distante”, com assinatura da coreógrafa Né Barros, que mistura dança e esgrima.
“Distante” transforma os bailarinos em jogadores, convocando a técnica desta modalidade de combate para a reflexão sobre como evoluímos na forma como nos relacionamos corpo a corpo.
A peça parte, segundo Né Barros, “da ideia de um corpo-máquina que permita trabalhar num paradoxo do distante-próximo e que parte da técnica como ferramenta fundamental de humanização”.
O espetáculo conta com a interpretação dos bailarinos Afonso Cunha, Beatriz Valentim, Bruno Senune e Vivien Ingrams que receberam a orientação do treinador, antigo atleta olímpico e campeão de esgrima José Luís Guimarães para integrarem esta forma de combate milenar no contexto artístico.
Né Barros é coreógrafa, bailarina e investigadora.
Nos seus projetos colabora regularmente com artistas visuais, fotógrafos, realizadores de cinema, encenadores e músicos.
Formou-se em dança clássica, trabalhou em dança contemporânea e composição coreográfica nos EUA.
É investigadora no Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, professora na Escola Superior de Artes do Porto e convidada em diversas instituições.
Doutorada em Dança, Master in Dance Studies, estudou Teatro e é cofundadora do Balleteatro e diretora artística do Family Film Project.
O espetáculo estará em apresentação no sábado às 21h30.
Foto: Pedro Figueiredo