GrETUA retoma programação pensada para acolhimento de novos alunos.

O GrETUA retoma, em setembro, a sua programação, com especial atenção dedicada aos novos estudantes que chegam à Universidade de Aveiro.

Trimestre será dedicado à ideia de “percurso e descoberta”, arrancando com uma proposta de caminhada sonora e prosseguindo com teatro, música, circo contemporâneo, cinema e literatura.

Este trimestre abre com a inauguração de um novo ciclo de percursos sonoros pela cidade, Field Stages.

A sua primeira edição, intitulada “há passos que não têm volta”, conta com dramaturgia de David Calão e a interpretação de Teresa Queirós, e levará os participantes a descobrir as zonas de fronteira entre o natural e o urbano, calcorreando as áreas limítrofes do campus da Universidade de Aveiro.

As sessões serão nos dias 8, 9 e 10 de setembro, exclusivamente para novos estudantes da UA, e dia 20 e 21 para o público em geral.

Já no dia 15 de setembro, decorrerá a primeira edição da rubrica “Boca a Boca”, onde os participantes são convidados a uma leitura coletiva de textos de teatro.

Desta vez com o dramaturgo Mário Coelho que apresenta o texto da sua peça “Quando eu morrer vou fazer filmes no inferno”.

O GrETUA receberá também, nos dias 16 e 17 o espectáculo “I`m still excited”, de Mário Coelho, com interpretações de Anabela Ribeiro, Mário Coelho, Rita Rocha Silva e Pedro Baptista.

Inaugura-se também uma nova rubrica, dedicada à literatura, chamada “Fora do Armário”, que a partir da livraria que o grupo mantém, no seu espaço, em parceria com a Livraria Snob, procura promover conversas que se desenvolvam por intermédio dos livros.

Esta edição será dedicada à figura do flaneur, e às ideias de percurso, caminhada e deambulação que foram pontuando a história da literatura e das artes.

Para esta conversa, é convidado o investigador Diogo Marques, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Na área do cinema, retomam-se também os ciclos temáticos, neste trimestre sempre acompanhados de música ao vivo, com o mote “Anatomia da Errância”.

Dá-se o arranque com uma sessão ao ar livre, no exterior do Edifício Complexo Pedagógico da Universidade de Aveiro, no dia 29 de setembro, onde serão projetadas quatro curtas-metragens e terminará com DJ set de Maria Nolasco.

Já no dia 2 de outubro, volta o habitual “Regresso às Jaulas”, uma noite dedicada aos estudantes com concertos de Parte Fraca, Piurso e Rezmorah.

No dia 7 desse mês, o GrETUA irá exibir, na Fotossíntese (Alameda da UA), o espectáculo de circo contemporâneo “RIMA”, um espetáculo em que as técnicas de circo e o movimento se cruzam, tendo como linguagem central a roda Cyr e ponto de partida as várias coincidências que juntam os dois criadores, Alan e Alvin.

A aula de apresentação do Curso de Formação Teatral do GrETUA, a 8 de outubro, aberta a todos os interessados, fecha o primeiro mês de atividade, dando assim início ao percurso de novos intérpretes.