De 28 a 30 de maio, a IV edição do 'MAIO do AZULEJO', em Ovar, reserva a apresentação do mais recente álbum de Gisela João, 'AuRora', o fado de Jorge Fernando, 'Concertos à Janela' e 'Segue-me à Capela', num mês em que "o azulejo está vivo e se recomenda, um pouco por toda a cidade".
Hoje, 28 de maio, pelas 21 horas, no Palácio da Justiça de Ovar, “Segue-me à Capela”, um grupo de música tradicional portuguesa, convidou a comunidade local a juntar-se à sua voz. Em coro e tendo a voz como instrumento de trabalho e de romaria, o projeto procura incluir os cantares e as gentes de cada território na sua atuação.
Com ponto de encontro no Posto de Turismo de Ovar, sábado, 29 de maio, pelas 15 horas, o projeto “Preencher vazios”, da artista Joana Abreu, convida a comunidade local, turistas e visitantes a estarem atentos aos detalhes. Mensagens retiradas do universo de Júlio Dinis são o mote para as instalações artísticas da autora. Já na Escola de Artes e Ofícios, pela mesma hora, o azulejo ganha forma com a oficina criativa “Moldes Cerâmicos – Azulejos em Relevo”. Jorge Fernando, trará o fado e a música portuguesa ao largo da Praça da República, pelas 21 horas da noite de sábado.
Domingo, dia 30, pelas 15 horas, último dia do maio do Azulejo 2021, a Oficina Itinerante “O que diz o teu quadrado?”, acompanhada por uma visita orientada com tradução em Língua Gestual, saíra do Posto de Turismo de Ovar à descoberta pelas “Ruas do Azulejo” com uma oficina de pintura em azulejo. A partir das 16h30, qualquer janela ou varanda da Rua Cândido dos Reis e da Praça da República, os seus padrões azulejares e os seus detalhes arquitetónicos podem ser fonte de inspiração para o grupo de fadistas locais que dá nome aos “Concertos à Janela”. Pequenos concertos que, de forma inesperada, promovem a união entre o público e o espaço envolvente.
“AuRora”, o terceiro álbum de Gisela João, editado na primavera de 2021 revela, pela primeira vez, a letrista e compositora. Num registo pessoal e intimista, “AuRora”, gravado entre Lisboa e Barcelona, apresenta essencialmente canções originais, onde Gisela João se propõe cantar para lá de tudo o que lhe ouvimos cantar até hoje. O concerto, que terá lugar na Praça da República no próximo dia 30 de maio, pelas 19 horas, já se encontra com capacidade máxima de espetadores permitida.
Durante os três últimos dias do mês, estará ainda patente a Mostra Fotográfica | Projeto CLICK (#1 Válega #2 São Vicente de Pereira), na Rua Dr. Nogueira de Almeida, e disponível o jogo da descoberta do património azulejar, “Vai Passear”, no Posto de Turismo de Ovar. Será ainda possível visitar, até 25 de junho, a exposição “À Margem de Certa Maneira” da artista Manuela Pimentel na Galeria do Centro de Arte de Ovar.
A lotação de todos os eventos é limitada e sujeita às normas e orientações da DGS.