A artista aveirense Gabriela Benedeti foi selecionada para participar na residência artística do projeto CreArt 3.0 organizada pela Cidade de Lubin, na Polónia, e que está já está a decorrer (de 4 de novembro a 06 de dezembro).
Irá partilhar a residência com Daniil Revkovskyi, artista da cidade anfitriã e os trabalhos decorrem nas Galeria Labirynt, um espaço criado em 1956 para exposições e atividades culturais, que tanto mostram artistas consagrados como talentos emergentes.
O projeto de Gabriela Benedeti intitula-se “Projechotomy || DIchotomy of light: exploring energy transitions between coal and pellets” e explora a tensão existente entre o uso do carvão e das pellets de madeira num contexto de soluções energéticas.
Na origem deste conceito está o facto de a Polónia ser um dos maiores produtores europeus de carvão e de Portugal liderar a exportação de pellets de madeira, realçando o impacto destas atividades na Natureza e despertando as consciências para esta problemática contemporânea com contornos económicos, sociais e ambientais.
A participação na residência artística em Lublin resulta de Aveiro ser parceiro do projeto CreArt 3.0 (2024-2026), uma rede de cidades que reúne 14 entidades de 13 países europeus, enquadrando-se no programa Europa Criativa.
Um dos seus objetivos principais prende-se com o proporcionar aos artistas da Região de Aveiro oportunidades de desenvolver trabalho criativo e de contribuir para a sua formação e afirmação no universo das artes.
Simultaneamente, o programa de atividades realizado em Aveiro permite acolher artistas provenientes das outras cidades, criando sinergias com os congéneres e com a comunidade e, deste modo, contribuindo para as dinâmicas culturais locais.
É o caso das artistas Anne-Sophie Emard (Clermont-Ferrand, França) e de Michaela Lautenschlager (Regensburg, Alemanha) que estão, atualmente, a realizar uma residência em Aveiro no âmbito das artes digitais (26 de setembro a 11 de outubro).
As residências artísticas são uma das ações principais do projeto, uma vez que proporcionam a mobilidade de artistas numa escala europeia e são oportunidades privilegiadas para a criação artística em ambiente de partilha de experiência com outros artistas e em novos locais.
Gabriela Benedeti é uma artista multifacetada.
Possui Mestrado em Comunicação Multimédia, pela Universidade de Aveiro (2017) e foi vencedora do primeiro e segundo prémios do concurso Jovem Criador Aveiro, na área da fotografia, em 2017. Nos anos mais recentes, como a própria refere, “mergulhou no domínio dos media audiovisuais, explorando as suas diversas linguagens e técnicas através de projetos predominantemente situados no âmbito dos setores cultural, ambiental e educativo.”
Colabora frequentemente com a VIC Aveiro Art’s House, destacando-se os projetos InterdisciplinArte, uma residência artística na escola (2022), e música documental, além de Funck Beach e Sala de Estar como parte do Festival dos Canais (2022 – 2023).