Festival dos Canais inicia programação sob o mote "cultura e sustentabilidade".

A abertura oficial do Festival dos Canais está marcada para as 16h30 na Praça da República.

Organizado pelo Município de Aveiro, o Festival decorre até domingo e este ano com programação integrada na Capital Portuguesa da Cultura.

Evento de entrada gratuita, que combina música, teatro, dança e novo circo entre outras apostas e este ano sob o lema “Cultura e Sustentabilidade”.

Na programação destacam-se um concerto inédito que junta o músico Castello Branco à cantora e compositora Garota Não, à escola Palco Central e ao coletivo Coro Santa Joana, bem como as atuações de Resistência e Mariza.

O Festival dos Canais inclui também espetáculos sobre a água – entre os quais a estreia de ACQUA FORTE - a phantasmagoria on the water, criado pela companhia francesa Ilotopie – e duas atuações internacionais com artistas em cadeiras de rodas: The Air Between Us, de Chloe Loftus e Rodney Bell, e Frock, da Stopgap Dance Company.

Destaque ainda para o Chefs On Fire, cozinha em fogo lento no parque da cidade, que integra a programação do evento e que junta chefs de renome e músicos como Pedro Mafama, Rita Vian e Moullinex.

José Ribau Esteves marca presença na abertura oficial do Festival dos Canais, esta quarta, às 16h30, na Praça da República.


 

Destaque do Festival dos Canais:


 

"Derivas na Ria", uma encomenda de Aveiro 2024 a André Braga, Cláudia Figueiredo e a Companhia CIRcoLando, convida o público a uma viagem pela Ria de Aveiro, misturando memórias e ficção. "ACQUA FORTE, a phantasmagoria on the water", criado pela companhia francesa Ilotopie, é outra das propostas.

O festival apresenta ainda "Sliding Slope" de Hellend Vlak, uma reflexão sobre as ameaças climáticas, e a instalação "Cygnus", que iluminará o Cais da Fonte Nova.

Também vai ser possível desfrutar de dois espetáculos internacionais com artistas em cadeiras de rodas: "The Air Between Us" de Chloe Loftus e Rodney Bell, e "Frock" da Stopgap Dance Company.

O festival volta a oferecer dois dos seus recintos mais emblemáticos: A Sala de eSTAR, equipada com mobiliário doméstico, e a Funky Beach, uma praia urbana com areia, ambos proporcionando serviços de bar, concertos e DJs.

O Jardim das Brincadeiras será um espaço acolhedor e repleto de atividades para crianças e famílias.

A gastronomia e a música vão estar lado a lado de 19 a 21 de julho, com o evento do Chefs On Fire.

Vai ser possível assistir a demonstrações de chefs de renome a cozinhar em fogo lento, saboreando as suas receitas ao som das músicas de Pedro Mafama, Rita Vian e Moullinex.

Os bilhetes para este evento gastronómico estão disponíveis no site oficial do Chefs On Fire.

Música, teatro, dança, novo circo e gastronomia celebram a cultura e sustentabilidade em Aveiro.

“O Festival dos Canais é já uma marca da programação anual, este ano com o motivo especial de sermos Capital Portuguesa da Cultura, apostando no Festival dos Canais como um dos epicentros deste ano ímpar que estamos a viver. Queremos continuar a ocupar um espaço específico e único, também tirando proveito das caraterísticas específicas e únicas que Aveiro tem e a própria afinidade (que não é acaso), da nossa referência a “Aveiro, Cidade dos Canais” pelo próprio Festival dos Canais”, avança o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, no lançamento da edição 2024 do Festival dos Canais.

Um concerto inédito que junta o músico Castello Branco à cantora e compositora Garota Não, a escola Palco Central e o coletivo Coro Santa Joana ( ambas estruturas de Aveiro) e as atuações de Mariza e dos Resistência, o espetáculo "ACQUA FORTE, a phantasmagoria on the water” da Companhia francesa Ilotopie, o projeto “ The Air Between Us da companhia Chloe Loftus & Rodney Bell-  são alguns dos momentos altos do Festival dos Canais 2024, que irá decorrer em Aveiro entre 17 a 21 de julho.

Organizado pela Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, o festival tem a sustentabilidade como pano de fundo.

Durante cinco dias, Aveiro será a capital das artes de rua, com música, teatro de rua, dança, novo circo, atividades para crianças, gastronomia, entre outras iniciativas.

O festival será também um ponto de encontro entre artistas, estruturas e organizadores de festivais nacionais e internacionais, destacando a presença de representantes de festivais europeus, incluindo os Festivais do País Basco e o Greenwich+Docklands International Festival de Londres.

Este intercâmbio resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Aveiro e o Governo do País Basco, com o objetivo de fomentar futuras colaborações.