Festival dos Canais apresenta programa com Mariza, Resistência e espetáculos de rua.

O Festival dos Canais prepara-se para espetáculos com artes de rua.

A programação artística inclui quatro espetáculos únicos sobre a água, dois dos quais inéditos.

"Derivas na Ria", uma encomenda de Aveiro 2024 a André Braga, Cláudia Figueiredo e a Companhia CIRcoLando, convida o público a uma viagem pela Ria de Aveiro, misturando memórias e ficção. "ACQUA FORTE, a phantasmagoria on the water", criado pela companhia francesa Ilotopie, é outra das propostas.

O festival apresenta ainda "Sliding Slope" de Hellend Vlak, uma reflexão sobre as ameaças climáticas, e a instalação "Cygnus", que iluminará o Cais da Fonte Nova.

Também vai ser possível desfrutar de dois espetáculos internacionais com artistas em cadeiras de rodas: "The Air Between Us" de Chloe Loftus e Rodney Bell, e "Frock" da Stopgap Dance Company.

O festival volta a oferecer dois dos seus recintos mais emblemáticos: A Sala de eSTAR, equipada com mobiliário doméstico, e a Funky Beach, uma praia urbana com areia, ambos proporcionando serviços de bar, concertos e DJs.

O Jardim das Brincadeiras será um espaço acolhedor e repleto de atividades para crianças e famílias.

A gastronomia e a música vão estar lado a lado de 19 a 21 de julho, com o evento do Chefs On Fire.

Vai ser possível assistir a demonstrações de chefs de renome a cozinhar em fogo lento, saboreando as suas receitas ao som das músicas de Pedro Mafama, Rita Vian e Moullinex.

Os bilhetes para este evento gastronómico estão disponíveis no site oficial do Chefs On Fire.

Música, teatro, dança, novo circo e gastronomia celebram a cultura e sustentabilidade em Aveiro.

“O Festival dos Canais é já uma marca da programação anual, este ano com o motivo especial de sermos Capital Portuguesa da Cultura, apostando no Festival dos Canais como um dos epicentros deste ano ímpar que estamos a viver. Queremos continuar a ocupar um espaço específico e único, também tirando proveito das caraterísticas específicas e únicas que Aveiro tem e a própria afinidade (que não é acaso), da nossa referência a “Aveiro, Cidade dos Canais” pelo próprio Festival dos Canais”, avança o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, no lançamento da edição 2024 do Festival dos Canais.

Um concerto inédito que junta o músico Castello Branco à cantora e compositora Garota Não, a escola Palco Central e o coletivo Coro Santa Joana ( ambas estruturas de Aveiro) e as atuações de Mariza e dos Resistência, o espetáculo "ACQUA FORTE, a phantasmagoria on the water” da Companhia francesa Ilotopie, o projeto “ The Air Between Us da companhia Chloe Loftus & Rodney Bell-  são alguns dos momentos altos do Festival dos Canais 2024, que irá decorrer em Aveiro entre 17 a 21 de julho.

Organizado pela Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, o festival tem a sustentabilidade como pano de fundo.

Durante cinco dias, Aveiro será a capital das artes de rua, com música, teatro de rua, dança, novo circo, atividades para crianças, gastronomia, entre outras iniciativas.

Para José Pina, Diretor do Festival, “a edição de 2024 reforça a sua dimensão internacional como evento que se tem vindo a afirmar sustentadamente nos últimos anos e cria condições para Aveiro se afirmar como um dos territórios nacionais mais marcantes no que diz respeito à criação e fruição artística, assim como potencia as estruturas artísticas locais ao terem a oportunidade de apresentarem os seus trabalhos, em contextos muito diferentes do que estão habituadas. A edição deste ano é também fortemente marcada pelo tema do terceiro trimestre de Aveiro 2024, a sustentabilidade, em várias perspetivas: ambiente, comunidades e territórios”, disse.

O festival será também um ponto de encontro entre artistas, estruturas e organizadores de festivais nacionais e internacionais, destacando a presença de representantes de festivais europeus, incluindo os Festivais do País Basco e o Greenwich+Docklands International Festival de Londres.

Este intercâmbio resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Aveiro e o Governo do País Basco, com o objetivo de fomentar futuras colaborações.