O Festival de Teatro de Avanca inicia a 6ª Edição.
A interacção com a comunidade escolar local continua a ser uma das características do festival que arranca esta quinta e se prolonga até 13 de Abril e com ação especial no dia 3 de Maio.
Neste primeiro dia, o ALAVANCA estará com os alunos do 2ºciclo do agrupamento de escolas de Avanca e de Pardilhó, para uma conversa/jogo sobre a importância da existência de um festival de teatro no território.
Servirá também para escutar novas vias de futuro junto dos alunos.
Na sexta, dia 4 de Abril, vai a cena pelo Teatro Extremo de Almada, a criação “ A Avó Grilo e o Catavento”, uma sessão para os alunos do 1ºciclo do Agrupamento de escolas de Avanca.
Haverá leituras encenadas no Moinho da Passagem na freguesia de Canelas no dia 5 de Abril com o projecto “ O arroz que o teatro descascou ” , onde os textos de Francisco Joaquim Bingre (poeta nascido em Canelas a 1763) voltarão a ter voz pelas pessoas da comunidade Canelense (acesso gratuito).
No dia 12 de Abril, no Observaria, apresentação de “ Mostrengos”, criação da companhia Marionetas de Mandrágora (acesso gratuito).
Haverá visita ao mercado municipal de Estarreja durante a manhã do dia 12 de Abril com performance de marionetas (caixas lambe-lambe) “ Desencajate”, pela artista vinda da Argentina, Cintia Cruz (acesso gratuito).
O Cine-Teatro de Estarreja recebe, no dia 13 de Abril, “Donodonada” pelo Varazim Teatro e dia 3 de Maio, “Lá” uma co produção Teatro Meridional e Teatro do Montemuro recentemente estreada.
O ALAVANCA, festival de teatro de Avanca, conta com a parceria e apoio do Município de Estarreja, Junta de Freguesia de Avanca, Paróquia de Avanca e DGARTES.