Simantra GP atua nos Festivais de Outono em concerto que é uma viagem pelo versátil mundo da percussão.
O Simantra Grupo de Percussão, Simantra GP, dá a conhecer todas as potencialidades dos instrumentos de percussão através da interpretação de obras escritas por diferentes compositores, onde o público é convidado a fazer uma viagem pelo versátil mundo da percussão.
Vencedor do II Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça” (CIMCA’11) e 3º lugar no II Concurso Internacional de Música de Câmara de Percussão – Catarroja - Valência (Percute Catarroja 2014), o Simantra Grupo de Percussão formou-se em 2009, nascendo da necessidade de se organizar um grupo de estudos e práticas interpretativas destinado ao repertório da música escrita para percussão nos séculos XX e XXI.
Funcionando como um laboratório artístico, tem também como objetivo a interação das diferentes expressões artísticas (artes do corpo e artes visuais) com a música contemporânea.
O grupo é constituído por Andrés Pérez, Leandro Teixeira, Luiz Ferreira e Ricardo Monteiro. Simantra GP é artista Adams, Sabian e Mike Balter. Trabalha com o software Lightkey e tem o apoio das lojas Percustudio e Castanheira.
“A música que eles trazem? Hipnótica, estimuladora de sensações adormecidas, criadora de cores invisíveis, feérica e visualmente assombrosa do ponto de vista da performance...”, caraterizava Roberto Pérez, compositor e professor na Universidade de Évora, em 2016.
“Diversidade dentro da homogeneidade, homogeneidade dentro da diversidade... Simantra dá-nos a vontade de continuar a ouvir”, continuava.
A Universidade de Aveiro (UA) promove o concerto do Simantra Grupo de Percussão, no âmbito dos Festivais de Outono 2017, esta quinta, a partir das 21h30, no Auditório do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da UA.
O programa deste concerto que convida para uma viagem pelo versátil mundo da percussão inclui obras de Viet Cuong, Evgueni Zouldikine, David Skidmore e Luiz Ferreira.