As Festas de Santo António estão de volta a Estarreja num formato especial, sem marchas ou concertos ao ar livre mas com atividade no CTE.
Depois do interregno em 2020 e agora com o desconfinamento em curso, os festejos estão de volta, embora com todas as precauções por causa da COVID-19. O programa foi adaptado, não se realizarão eventos para grandes públicos, mas haverá Festas de Santo António entre 4 a 13 de junho.
Há iniciativas que se repetem como as “Fotos à Janela” que convida os estarrejenses a trajar à moda antiga e a deixarem-se fotografar à janela pelos fotógrafos locais Carlos Marques, Camilo Rego e Abel Cunha.
E pela primeira vez, a Câmara Municipal realiza o concurso “Montras de Santo António de Estarreja”, em parceria com a SEMA – Associação Empresarial, promovendo a criatividade dos comerciantes locais. Terminam esta sexta-feira, dia 21 de maio, as inscrições para este concurso, cujas melhores montras terão direito a prémios monetários.
O Mercado Antigo comemora 30 anos e a data será assinalada com uma exposição em vários locais da cidade, intitulada “30 anos de Mercado Antigo”, vivido e recriado junto à memória do Santo Padroeiro de Estarreja e cuja inauguração está marcada para o primeiro dia das Festas, 4 de junho.
Nesse mesmo dia, é inaugurada na Casa Municipal da Cultura a exposição “Um altar a Santo António”, do artista plástico estarrejense Joakin Pereyra.
É na Praça Francisco Barbosa que se realizarão as atividades ao ar livre, com o concerto de Sebastião Antunes & Quadrilha, no dia 5 de junho às 21h, e com a recriação dos Quadros Vivos do Mercado Antigo, no dia 6, pelas 11h, com a participação dos grupos e ranchos folclóricos do concelho.
No dia 10 de junho, pelas 10h30, no Cine-Teatro, será finalmente apresentado o livro “Criação de Cavalos para a Remonta o Exército – Ordenanças, Milícias e Guerra Peninsular”, da autoria de, Artur Castro Tavares.
A sessão, que contará com a presença do Coronel de Cavalaria da GNR, João Mariz dos Santos, foi cancelada em novembro quando a pandemia voltou a impedir a realização destes eventos.
Não sendo possível a realização dos grandes concertos de música no Parque Municipal do Antuã, que habitualmente juntam milhares de pessoas, as Festas de Santo António recebem os estarrejenses no Cine-Teatro.
Samuel Úria (dia 11) e Cais Sodré Funk Connection com Paulo de Carvalho (dia 12) são os nomes em destaque nesta edição, aos quais se juntam os “Step by Step”, um grupo originário de Avanca (dia 10), e a Orquestra Filarmonia das Beiras, com dois estarrejenses em destaque, o maestro Cláudio Ferreira e a solista Inês Pinto (dia 13).
Os concertos realizam-se às 21h e com exceção do espetáculo do Dia do Município, 13 de junho, que será gratuito, a entrada terá um custo de 5€, sendo ainda possível adquirir o Passe Salão das Festas pelo valor de 10€, dando acesso aos três concertos (Step by Step, Samuel Úria e Cais Sodré Funk Connections convida Paulo de Carvalho).
O espetáculo com a Orquestra Filarmonia das Beiras estava previsto para as comemorações da elevação de Estarreja a Cidade, mas foi adiado devido à pandemia, e celebra agora o Dia do Município e os talentos locais, encerrando o programa das Festas de Santo António, da Cidade e do Município 2021.
Entre 4 a 13 de junho, haverá concursos, exposições, concertos, recriações, apresentação de livro, sessões de leitura e tasquinhas em casa.
Mantém-se a tradição das Tasquinhas em formato de take away, contribuindo para a continuidade da vivência do espírito de convívio e alegria que pautam as grandes festas de Estarreja.
O Dia do Município assinala-se a 13 de junho, com Sessão Solene às 15h00 no Cine-Teatro de Estarreja. À qual se seguirá a Missa Campal na Praça Francisco Barbosa.