Dois autores da região de Aveiro integram a coletânea sobre a história do cinema.
A apresentação está marcada para este domingo, às 18h30, na FNAC, e conta com o coordenador da obra, Nelson Araújo, e os dois aveirenses, também autores de capítulos do livro, Anabela Branco de Oliveira e António Costa Valente.
Numa edição inédita e pioneira no contexto das edições portuguesas, este livro aborda o cinema num contexto histórico mundial e “dos primórdios ao cinema contemporâneo”.
Anabela Branco de Oliveira nasceu na freguesia da Glória, tendo feito a sua licenciatura na Universidade de Aveiro.
Mais tarde doutorou-se em literatura comparada e é hoje docente na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e investigadora do Labcom.
Tendo recentemente publicado o livro “Federico Fellini – a inevitabilidade da arte” pelas edições debaEvolution, na “História do Cinema” debruça-se sobre o cinema italiano do pós-Neorrealismo, sobretudo abordando a obra de Antonioni, Fellini, Pasolini, Rossellini, Scola e Visconti.
António Costa Valente é natural de Avanca, doutorou-se na Universidade de Aveiro onde lecionou durante vários anos, sendo atualmente docente da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve.
Investigador do CIAC e colaborador do ID+, tem um percurso ligado à produção de cinema, ao Cine Clube de Avanca, ao Festival de Cinema de Avanca e à Plano Obrigatório.
É de sua autoria o capítulo sobre o cinema da Ásia, debruçando-se com particular ênfase nas cinematografias do Japão, da China, da Coreia e da Índia.
Fruto do trabalho de 19 autores, na sua maioria investigadores e docentes universitários, o livro percorre um tempo histórico de pouco mais de um século, por onde cineastas, protagonistas, filmes, movimentos e momentos únicos foram marcando a sétima arte mundial.
Das Edições 70, o livro tem coordenação de Nelson Araújo, doutorado pela Universidade de Vigo, docente da ESAP, investigador no CEAA e diretor da Licenciatura em Cinema e Audiovisual.