O Campus Jaz anuncia uma edição dedicada ao talento da região de Aveiro.
Será a quinta edição do Festival de Jazz da Universidade de Aveiro (UA), de 30 de abril a 5 de junho, em “programação eclética e multicultural”, mas com um forte enfoque no potencial da região de Aveiro.
Participam músicos incontornáveis da cena jazz internacional, tais como Ben Wendel, Jeff Ballard ou Rabih Abou Khalil.
Uma das novidades é o Estágio de Big Band, dirigido a músicos e com inscrições de 3 de março a 2 de abril, orientado por Nine Sparks Riots.
O Estágio de Big Band, dias 20, 21 e 22 de maio, é uma novidade no programa do Campus Jazz e mais uma atividade formativa no programa do Campus Jazz que se junta a outras, tais como masterclasses, workshops e o showcase de escolas, a pensar no potencial artístico gerado pela prática instrumental nas inúmeras bandas filarmónicas da região e nos jovens formados pelas escolas de diferentes níveis formativos.
A atividade será orientada pelo trombonista e compositor sueco Kristian Persson, que se apresenta sob o nome Nine Sparks Riots, envolve um concerto final onde será interpretado repertório original da autoria do convidado.
As composições deste “virtuoso” trombonista e compositor, carateriza João Martins, diretor artístico do Campus Jazz e professor da UA, “distinguem-se pela elegância com que funde a sofisticação melódica, harmónica e rítmica do jazz, funk e soul”.
A quinta edição do Campus Jazz contará, como vem sendo hábito, com duas jam sessions que serão abertas, cada uma delas, pelos ensembles liderados por antigos alunos da UA: Rui Lúcio e João Martins (membro de bandas tais como Troll’s Toy, Souq), ambos percussionistas.
A parceria com a AAUAv, reforçada este ano, estende-se também ao habitual suporte às jam sessions pelo Grupo Experimental de Teatro da UA (GrETUA).
Do programa deste ano destaca-se, para além de nomes firmados no panorama jazz internacional e da fusão entre jazz e música tradicional, ainda o Concurso Internacional de Jazz, como sempre, dedicado a ensembles.
As candidaturas decorrem entre 1 de abril e 7 de maio.
Baterista de Brad Mehldau é um dos convidados
O percussionista e baterista Jeff Ballard, que no início da sua carreira foi um dos músicos que acompanhou de Ray Charles, atuou também com Chick Corea, Pat Metheny, Joshua Redman, Kurt Rosenwinkel e Brad Mehldau (com quem ainda colabora).
Está entre os notáveis que constam do programa, orientando uma masterclass e atuando num concerto com o Combo de Jazz da UA, a 2 maio, no Cine-teatro Alba, Albergaria-a-Velha, pelas 21h30.
O baterista norte-americano será o primeiro dos notáveis a comparecer após a abertura do festival, a 30 de abril – Dia Internacional do Jazz -, pelo vencedor do Concurso Internacional de Jazz da UA, na edição de 2024: João Rocha Quartet.
O quarteto atuará na Casa do Estudante, sede da Associação Académica da UA (AAUAv), em plena semana académica, reforçando a aproximação ao público jovem do Campus Jazz.
Esta passadeira vermelha será ainda pisada por Raquel Martins (masterclass a 9 de maio, na UA), guitarrista e cantautora a residir em Londres, em plena afirmação na cena internacional, que apresentará o seu novo trabalho em trio.
Outro músico de renome mundial é o reputado compositor libanês e tocador de oud (instrumento de cordas originário do Norte-África), Rabih Abou-Khalil.
O músico libanês vai ser acompanhado da Orquestra Filarmonia das Beiras num concerto onde será interpretado exclusivamente repertório da sua autoria, sob a batuta do maestro Jan Wierzba.
Mais uma “prova de que o jazz é, por definição, uma linguagem por demais permeável às distintas culturas que o acolhem”, comenta João Martins.
A masterclass com este músico está agendada para 15 de maio e o concerto, com a Filarmonia das Beiras, será no mesmo dia, à noite, na Nave Multiusos Caixa UA.
Em 2024 a ONU celebrou, pela primeira vez, o Dia de Internacional do Jazz numa cidade do continente africano: Tânger.
O foco nos países africanos de língua oficial portuguesa e o papel do jazz na independência desses territórios, que perfaz 50 anos em 2025, será o tema central das Jazz Talks, conferência sobre jazz.
Outro dos nomes que se destacam do programa do Campus Jazz é o do compositor e saxofonista Ben Wendell.
Conhecido e reconhecido pelo seu trabalho no coletivo Kneebody, contou com a colaboração de músicos tão renomados, tais como Bill Frisell, Cécile McLorin Salvant, Terence Blanchard e José James, no trabalho “All One”, editado em nome próprio em 2023.
A Orquestra de Jazz da UA apresentar-se-á com o músico norte-americano (29 de maio, às 21h30, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré), resultado de uma parceria com a Embaixada dos EUA e, em particular, com o seu programa American Corner.