O Campus Jazz abre no Dia Internacional com duas orquestras de Jazz, a de Estarreja e a da Universidade de Aveiro, em atuação no Cine-Teatro de Estarreja acompanhadas, respetivamente, pelo vibrafonista Eduardo Cardinho e pelo saxofonista Miguel Valente, no dia 30 de abril.
O concerto duplo, com início às 17h00, assinala o Dia Internacional do Jazz e o início da 3ª edição do Campus Jazz.
Até 16 de junho, haverá muitos motivos para ver e ouvir Jazz ao vivo na região: Carmen Souza, Jacky Terrasson e Shai Maestro são apenas alguns.
A terceira edição do Campus Jazz – Festival de Jazz da Universidade de Aveiro surge com a consolidação de uma programação eclética, dedicada à formação, investigação, mediação e promoção do jazz em Portugal e na região de Aveiro em particular.
Trata-se de uma organização da UA através do Centro de Estudos de Jazz (CEJ), uma estrutura dedicada à divulgação, documentação e investigação sobre Jazz, fundada em 2007 a partir do acolhimento do acervo de José Duarte, a que se juntaram vários outros.
O programa do Campus Jazz inclui o concerto e masterclasse de Carmen Souza que cruza as linhas do Jazz com as sonoridades tradicionais de Cabo Verde.
Os dois eventos realizam-se a 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa, no auditório Renato Araújo, no edifício da Reitoria da UA.
A masterclasse está marcada para as 15h00 e o concerto será às 21h30.
O reputado pianista francês Jacky Terrasson será, igualmente, um dos solistas em destaque nesta edição, acompanhado pelo Combo de Jazz da UA (a 9 de maio, 21h30, Casa da Cultura de Ílhavo). Também o Henrique Albino Quarteto (18 de maio, no espaço do Grupo de Experimental de Teatro da UA, GrETUA), projeto liderado pelo criativo compositor e multiinstrumentista pernambucano, apresentar-se-á no Campus Jazz, com apoio do programa Ibermúsicas, para uma masterclasse, um concerto e uma jam session.
De destacar ainda, nesta edição, a presença do consagrado pianista israelo-americano Shai Maestro que será convidado a tocar com a Orquestra de Jazz da UA (a 2 de junho, 21h30, auditório Renato Araújo, UA) oferecendo, ainda, duas masterclasses.
A atuação do projeto “Filactera”, liderado pelo conceituado guitarrista português Mário Delgado, docente da UA desde 2011, encerrará o Campus Jazz 2023, após a cerimónia de entrega de prémios da 3ª edição do Concurso Internacional de Jazz da UA.
As candidaturas ao Concurso Internacional estão abertas até 19 de maio.