O Campus Jazz abre com a atuação do quarteto de Pedro Molina.
A formação, distinguida com o Prémio “Melhor Esemble”, no Concurso Internacional de Jazz, no âmbito do Campus Jazz – Festival de Jazz da Universidade de Aveiro, abre o programa de 2024 deste festival, esta noite, na celebração do Dia Mundial do Jazz.
Na mesma semana, dia 3 de maio, atuam a Orquestra Filarmonia das Beiras (OFB) e o quarteto de Maria Mendes, numa fusão entre fado e jazz contemporâneo.
Maria Mendes orientará uma masterclass no mesmo dia. É um dos destaques da edição de 2024 do Campus Jazz.
Este quarteto inclui Mário Costa na bateria, Jasper Somsen no contrabaixo e Cédric Hanriot ao piano.
Estarão em palco a 3 de maio, às 21h30, no auditório Renato Araújo (no edifício da Reitoria da UA), para apresentar “Saudade, Colour of Love”, projeto nomeado para o Grammy Americano e o Grammy Latino.
Na gravação ao vivo deste disco, a artista fez-se acompanhar em palco pela Metropole Orkest, para além do quarteto que habitualmente a acompanha.
No mesmo dia, e no mesmo local, às 15h00, Maria Mendes vai orientar uma masterclass, oportunidade de aprendizagem e partilha para quem esteja na área do canto (não só no jazz).
A sessão está, também, aberta a outros instrumentistas ou a ouvintes.
Para além de concertos e várias masterclasses, o Campus Jazz inclui workshops, jam sessions, uma apresentação de escolas de música, aulas abertas e a conferência “Jazz Talks”, para além do Concurso que tem candidaturas abertas para novos ensembles até 9 de maio.
O multi-galardoado compositor e pianista Dave Meder – que atuará com o Combo de Jazz da UA, a 10 de maio, às 21h30, no Cineteatro Alba, em Albergaria-a-Velha -, o trio Arbenz X Veras / Mehari – espetáculo no 24 de maio, às 16h00, no auditório Renato Araújo - e o pianista e compositor Aaron Parks – atuará com o seu trio a 29 de maio, às 21h30, na Casa da Cultura de Ílhavo - são outros nomes internacionalmente conhecidos que constam do programa, disponível em https://www.ua.pt/pt/campusjazz/programa2024 .
O baterista Mark Guiliana, considerado pelo The New York Times como "um baterista com um culto de admiração", será convidado especial.
A interação com a Orquestra de Jazz da UA, em palco, a 16 de maio, às 21h30, no auditório Renato Araújo, inclui originais de sua autoria com arranjos de alunos da UA.
O programa prevê masterclasses, workshops ou tiny lab talks com estes nomes de relevo internacional. Ver programa completo em https://www.ua.pt/pt/campusjazz/programa-2024