Aveiro: Quinto Palco e CETA juntos na peça “Enquanto a cidade dorme”.

Duas companhias de teatro em trabalho conjunto que une Aveiro e Ílhavo no campo da cultura.

As associações Quinto Palco e CETA juntaram-se para produzir a peça “Enquanto a cidade dorme” que estará em cena durante o mês de dezembro de 2024.

Este espetáculo é interpretado por adultos voluntários “cheios de vontade de fazer teatro e animar plateias”.

Enquanto a cidade dorme é a história do Rui e da Ana que recebem a visita do anão Martim, sapateiro de fadas.

O anão vem do outro lado do mundo, onde vivem as criaturas maravilhosas que os homens expulsaram da Terra, e tem uma missão a cumprir: guiar os dois jovens para o Outro Lado, onde devem assinar o Tratado da Lembrança.

É sempre assim, de cem em cem anos. À noite. Quem sabe abrir os portões da noite, encontra a outra metade, desconhecida, da vida: surpresas sem fim, claros mistérios, sustos medonhos.

Através do texto imaginado por Álvaro Magalhães e adaptado por Anabela Mateus e Júlia Cavaz as duas companhias levam à cena criaturas como duendes (anões), fadas, pedras fantásticas que ligam o nosso mundo ao outro lado do mundo, onde a imaginação não tem limite.

“Escolhemos esta obra por ser de um autor português contemporâneo, por fazer parte do plano nacional de leitura, recomendado para o 5º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada e por termos verificado que as crianças eram apaixonadas pela peça”, explicam as promotoras.

Esta produção surge do protocolo de cooperação – QParcerias, entre a Associação Cultural Quinto Palco (QP), fundada em dezembro de 2016, sediada na Gafanha da Nazaré e o Círculo Experimental de Teatro de Aveiro (CETA), fundado em fevereiro de 1959, sediado em Aveiro.

O projeto QParcerias nasce da preocupação das duas associações criarem públicos amadores (infantis, jovens e adultos), e dedica particular atenção à vertente formativa e educativa (desenvolvendo competências de expressão dramática, teatro e dança, através de um ambiente criativo) e à concretização de atividades que visam sensibilizar e formar públicos amadores, proporcionando vivências diversificadas e promovendo a educação pelo teatro.

Outra vertente do projeto é desenvolver as atividades “sombra” que complementam a criação de espetáculos, tal como, a cenografia, a criação de figurinos, o desenho de luz e som.

“No caso deste espetáculo, fizemos uma Oficina de Técnicas e Ofícios do Teatro Design e produção de cenários e figurinos para teatro que ajudou na produção do espetáculo”.

Haverá apresentações a 8 dezembro, às 11h00, no dia 14 dezembro às 15h30 e 18h00 e a 15 dezembro às 11h no CETA.

Reserva de bilhetes em https://forms.gle/QR35J3ZUSYNKx1bYA