Aveiro: Open City leva cultura ao espaço público.

Aveiro recebe, este fim de semana, dia 10 de Maio, a 4.ª edição do Open City.

Festa da cultura ao longo do dia em vários espaços da cidade.

Evento decorre entre as 09h30 e as 19h30, com entrada gratuita, em palcos de rua.

O Open City é um evento multidisciplinar que mobiliza artistas, instituições culturais, coletividades e cidadãos, promovendo apresentações nas áreas da música, dança, teatro, poesia, artes visuais, artesanato e outras expressões criativas.

As atividades decorrem em espaços convencionais e locais improváveis.

O programa passa pela Rua de Homem Cristo, Cais do Côjo e Largo do Mercado Manuel Firmino para a Feira Artes no Canal (Artesanato); Praça Dr. Joaquim de Melo Freitas para a mostra de artesanato (A Barrica) e para “Trajes e tradições” pelo Grupo Cénico e Cultural Outras Eras.

No Mercado José Estêvão apresentam-se a instalação “NAKBA” de Guilherme Sota e a música de Harpflaus; no Rossio há Feira à Moda Antiga (Grupo Folclórico da Casa do Povo de Cacia) e presença de vários ranchos folclóricos.

A música vai passar pelo Largo Dr. Jaime Magalhães Lima, Praça da República e Av. Dr. Lourenço Peixinho / Travessa do Mercado.

O Mercado Manuel Firmino recebe exposição e sessões de leitura e o teatro e a dança instalam-se na Av. Dr. Lourenço Peixinho e Rua Dr. Alberto Souto.

Os Museus de Aveiro apresentam diversas exposições e a Igreja da Misericórdia recebe o Concerto do Coro de Santa Joana com o “Coro Crecente” (Santiago de Compostela) e a Oficina de Música de Aveiro.

Há também música no Largo do Alboi com o concerto da Orquestra Juvenil da Banda Amizade.

“Criado em 2022 no âmbito da candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027, o Open City tem vindo a consolidar-se como um momento marcante do calendário cultural local, reunindo dezenas de artistas e milhares de espetadores num ambiente de celebração da criatividade e identidade aveirense”, refere nota da autarquia.

A edição de 2025 insere-se também na rede CreArt – Rede de Cidades pela Criação Artística, da qual Aveiro é uma das 14 cidades parceiras de 13 países europeus, reforçando a dimensão internacional do evento.