O projeto “Caprichos” apresenta-se nos Festivais de Outono em espetáculo agendado para este sábado.
Em palco o L’Effetto Ensemble que aborda as raízes latinas e populares, abordando repertório do séc. XVIII até aos nossos dias.
Ao longo da segunda metade do séc. XVIII assistiu-se por toda a Europa a um desenvolvimento da canção como forma de expressão musical urbana, a que Portugal não poderia ficar alheio, e este “Capricho" musical convida o público a embarcar na viagem da canção pelos tempos, com palavras, ora fugidias, ora de grande simplicidade, com sensíveis acordes de guitarra e devaneios que vincam o cariz popular.
O L’Effetto Ensemble classifica-se como um duo de música erudita constituído pela soprano Dora Rodrigues e pelo guitarrista Rui Gama, especialmente vocacionado para o repertório de influência portuguesa e hispânica e com ambição de proporcionar nas suas atuações uma visão moderna e arrojada da música clássica.
O projeto “Caprichos”, pelo L’Effetto Ensemble (na imagem), pode ser ouvido, em palco, este sábado, a partir das 21h30, no auditório do Complexo das Ciências de Comunicação e Imagem do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da UA.
Outra das propostas vai para “Outono em Família”.
“O quarteto de Cordas: Quatro vozes para expressar os sentimentos” é o tema escolhido para a rubrica “Outono em família” que faz parte de todas as edições dos FO.
Os concertos “Outono em Família” foram criados com o objetivo de oferecer, a todos os ouvintes, a possibilidade de assistir a concertos dos Festivais num horário propício às diversas faixas etárias.
Como em todos os casos de concertos inseridos no “Outono em família”, este é um concerto comentado.
A interpretação compete ao Quarteto de Cordas de Aveiro, no qual se interpretará o “Divertimento” em Fá maior, K. 138, escrito por Mozart em 1772 e uma das mais aclamadas peças para esta formação, assim como se dará a ouvir “A Morte e a Donzela” de Schubert, escrita em 1824.
O nome da obra é retirado do tema do segundo andamento, adaptado pelo compositor a partir de uma canção escrita em 1817 com o mesmo título.
O Quarteto de Cordas de Aveiro é constituído por André Fonseca e Tiago Rodrigues, no violino, António Pereira, na violeta, e Alexander Znachonak, no violoncelo.
As quatro vozes dos instrumentos do quarteto expressarão, através do repertório, a beleza na música e algumas das mais intensas emoções do ser humano.
“O quarteto de Cordas: Quatro vozes para expressar os sentimentos” está agendado para este domingo, 10 de novembro, a partir das 11h00, no Auditório Renato Araújo.
A rubrica “Presente(em)mente”, este ano na sua 4ª edição, completa a programação para este inicio de semana.
Tem como objetivo divulgar e promover obras de estudantes de composição do DeCA/UA.
Neste concerto serão apresentadas em estreia absoluta obras de Alberto Hortigüela, João Pedro Monteiro da Silva, Henrique Siracusa Pires, Pedro Mateus e João Pedro Coimbra, pelo “Ensemble Momentum UA”.
Desde a primeira edição desta rúbrica que a direção artística do Ensemble e a curadoria do concerto são de Henrique Portovedo e Sara Carvalho, ambos professores do DeCA/UA.
O Ensemble Momentum UA é constituído por Ana Barroca (Clarinete); Francisca Ferreira (Clarinete); Eduardo Pereira (Saxofone); Rafael Moreira (Saxofone); Francisco Lourenço (Trompa); Pedro Carvalho (Contrabaixo); Ana Pereirinha (Piano); Lourenço Gomes (Piano); Gabriel Teixeira (Percussão).
O concerto da rubrica “Presente(em)mente”, está marcado para esta terça, 12 de novembro, pelas 21h30, no Auditório do DeCA.
foto: Jorge Carmona