Anadia celebra centenário do nascimento de Carlos Paredes.

O Município de Anadia vai associar-se às comemorações do centenário do nascimento de Carlos Paredes, através do projeto cultural “100Paredes em Anadia”, criado por Bruno Costa e André Varandas.

Uma exposição itinerante, palestras e workshops, e dois espetáculos são as iniciativas que irão integrar o programa de comemorações em Anadia que terá lugar nos meses de março e abril no concelho, envolvendo várias associações culturais e ainda a comunidade escolar.

Na ocasião, o vice-presidente da Câmara Municipal, Jorge Sampaio, sublinhou “ser um privilégio e uma honra enorme para o Município de Anadia estar associado a este projeto cultural que recorda um dos grandes vultos da cultura portuguesa, o mestre Carlos Paredes”, considerando ainda que “é importante para Anadia receber estas comemorações”.

Destacou ainda o facto de o projeto envolver várias associações culturais o que, no seu entender, “é uma mais-valia” e “enquadra-se na política cultural que o Município tem vindo a implementar, para que as associações trabalhem em conjunto, à semelhança do que já aconteceu, nomeadamente com as galas de natal”.

Bruno Costa referiu que “Carlos Paredes foi e continua a ser uma das maiores referências da cultura portuguesa”, tendo conseguido “transportar a guitarra portuguesa a todo o país e a todo o mundo”.

“Penso que será um orgulho para Anadia participar nestes acontecimentos culturais que decorrem em todo o país. Acredito que vai ser um grande sucesso”, afirmou.

André Varandas deu a conhecer o programa das comemorações no concelho.

O primeiro evento será uma exposição itinerante que vai estar patente ao público, entre 22 de março e 4 de abril, na Biblioteca Municipal de Anadia, sobre a vida e obra de Carlos Paredes.

Ainda sem datas, estão previstas várias palestras e workshops com o objetivo de partilhar a história da guitarra portuguesa e dar a conhecer a vida e obra de Carlos Paredes, junto dos mais jovens.

As comemorações terminam com dois espetáculos que irão envolver cinco associações anadienses: ADABEM - Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Mogofores, Club de Ancas, Coral Stella Maris - Music & Arts, O Coral da Bairrada e Orquestra Ligeira de Anadia.

Pretende-se, desta forma, mostrar a multidisciplinaridade de Carlos Paredes que trabalhou com teatro, dança e cinema, “com uma obra inigualável”.

“Serão dois espetáculos para recordar para o resto da nossa vida”, adiantou André Varandas.

Os espetáculos vão decorrer nos dias 25 e 26 de abril, no Cineteatro Anadia. Os bilhetes vão estar à venda, brevemente, nas bilheteiras do Cineteatro Anadia e do Posto de Turismo da Curia e na Bol.pt.

Os mentores do projeto deixaram um agradecimento ao município por esta parceria.

O projeto “100Paredes” vai estar presente em 15 municípios e nove países, estando previstos mais de 80 eventos.

A sessão terminou com um grande momento de guitarra portuguesa, com Bruno Costa e Nuno Botelho a interpretarem dois temas de Carlos Paredes.